RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 6:15



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 6:15


Você quer ser o próximo a precisar de UTI e não ter? Questiona governador em vídeo ‘batendo a real’ da pandemia

PORTO VELHO – Na madrugada de sexta-feira foi o secretário Fernando Máximo que foi às redes sociais postar um vídeo dramático em que alerta a população sobre a letalidade das novas cepas do vírus corona  e o colapso total da rede de saúde (pública e privada, é bom que se diga), neste sábado foi a vez do seu chefe, o governador Marcos Rocha postar um vídeo comentando a adoção de medidas de maior restrição de circulação em todo o estado e cobrar colaboração da população.

O vídeo de Fernando Máximo viralizou nas redes sociais em todo o Brasil e foi matéria de destaque no Jornal Nacional.

O vídeo do governador Marcos Rocha ‘batendo a real’ sobre a pandemia foi postado logo após a edição da portaria em que mantém todos os municípios de Rondônia na Fase Um do distanciamento social e das medidas de higiene que devem ser observadas pela sociedade em geral.

- Advertisement -



O alarmante crescimento de casos da covid-19, somado a lotação total das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), foram alguns dos critérios avaliados pelo Governo de Rondônia para publicar, na noite de sexta-feira, 26,  a Portaria Conjunta nº 31, de 26 de fevereiro de 2021, trazendo o enquadramento de todos os municípios rondonienses e mantendo-os na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia.

O governo estadual tem feito um intenso esforço conjunto para o enfrentamento à covid-19, o que tem permitido preservar vidas, diante de um cenário de hospitais com a taxa de ocupação elevada nas UTIs, fila de espera por leitos e dificuldade para contratar profissionais médicos.

Reveja o apelo de Fernando Máximo

Para se ter uma ideia da gravidade, a maioria dos municípios está com uma taxa de ocupação de leitos acima de 95,50%. Porém, Porto Velho aparece entre os municípios que apresentam o maior índice, atingindo 97,10% e com cerca de 1.536 casos de pessoas acometidas pela Covid-19 nos últimos 7 dias, além de 8.021 casos ativos registrados no dia 26 de fevereiro.

A Portaria estabelece o enquadramento dos municípios do Estado de Rondônia, conforme critérios apresentados pelo Decreto n° 25.782, de 30 de janeiro de 2021, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus.

O artigo 2 da Portaria estabelece o cronograma de publicação da próxima classificação para a data provável de 13 de março de 2021, utilizando dados do período 27 de fevereiro de 2021 a 12 de março de 2021. A Portaria entrará em vigor na data de 27 de fevereiro de 2021.

Conforme apresentado na nova Portaria, os municípios da Macrorregião de Saúde que apresentarem ocupação dos leitos de UTI Adulto, na rede pública estadual e municipal, igual ou superior a 95% (noventa e cinco por cento) e/ou quantitativo de pessoas na fila para internação em leitos de UTI superior à disponibilidade de vagas, serão classificados na Fase 1.

Nas últimas 24 horas, Porto Velho registrou 195 novos casos da Covid-19. Em todo o Estado foram registrados 951 casos confirmados, conforme relatório publicado na sexta-feira (26), com dados atualizados diariamente pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referentes ao coronavírus em Rondônia.

A Portaria Conjunta define prazo de permanência dos municípios nas referidas fases, obrigatoriamente, o mínimo de 14 dias, ressalvada a hipótese que discorre sobre a possibilidade de manutenção, evolução e retroação dos municípios, nas respectivas fases, conforme estudos realizados pelas secretarias responsáveis, das quais emitirão por ato próprio, os ajustes necessários, dada a realidade de cada cidade e sua devida.

Veja a íntegra da portaria editada pelo Governo de Rondônia:

Doe-Suplementar-26-02-2021

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça






Outros destaques


+ NOTÍCIAS