10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

RONDÔNIA – O Departamento de Saúde e Bem-Estar Organizacional/SGP, por meio do Serviço Psicossocial da Divisão de Saúde – Disau do Tribunal de Justiça de Rondônia, promoverá, no decorrer deste mês, ações voltadas à temática da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que tem o dia 10 de setembro  lembrado oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O acolhimento a quem precisa de ajuda, assim como incentivos pela busca de orientação médica, são atividades recomendadas pelos profissionais do TJRO.
A campanha  Setembro Amarelo de 2020 conta, este ano, com uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e Conselho Federal de Medicina. O objetivo é intensificar a conscientização e prevenção do suicídio.
Com o tema “É Preciso Agir”, a campanha pretende a desmistificação e ações que sejam praticadas o quanto antes, para diminuir o número de casos no Brasil, que, de acordo com informações disponibilizadas para a imprensa, tem a triste marca dos 12 mil casos.
“Mas sabe-se que esse número é bem maior, devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como, por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública”, diz a nota da ABP.
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos numéricos calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo”, divulgou a ABP.

No TJRO, quem precisar de ajuda, tem disponíveis os seguintes contatos:

Disau (Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional/SGP/TJRO)
Administração                                   3309-6413/ 3309-6416
Enfermagem                                     3309-6415
Serviço Psicossocial                            3309-6417/ 3309-6418
Sebio – Seção Biopsicossocial              3309-6420

Confira a matéria  da ABP na íntegra em:
https://a0e38812-554e-49f8-abbd-a0342f167fe7.filesusr.com/ugd/c37608_7372d6130f1f46e1893bf8f4483fc3be.pdf

Demais pontos de apoio:

CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na capital
CAPS Madeira Mamoré    2116-7333
CAPS Três Marias           3901-2815
CAPS AD                        3901-2877
CAPS Infanto Juvenil       3901-2927

Corpo de Bombeiros

Serviço que atua no resgate em caso de qualquer tipo de acidentes, incêndios e outros salvamentos. Os bombeiros são altamente treinados para o gerenciamento de crises físicas e crises emocionais, atuando no apoio psicológico, físico e nas tentativas de suicídio. O número dos bombeiros é o 193.

Samu

Serviço Móvel do SUS responsável por atender urgência e emergência em diversas situações (clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, dentre outras). Os técnicos do atendimento telefônico (pelo 192) identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização, enviando ambulâncias de acordo com a necessidade de cada caso. É tarefa do SAMU dar os primeiros socorros, avaliar cada caso, transportar pessoas acidentadas aos hospitais e transferir pacientes entre hospitais.
Os trabalhadores do SAMU recebem treinamento específico para lidarem com casos de saúde mental.

Corporação governamental

Serviço de segurança pública, com foco na prevenção e repressão ao crime, manutenção da ordem pública e proteção do cidadão (pelo telefone 190).
Entre em contato com a polícia no caso de risco físico, por exemplo: uma pessoa em surto está ameaçando matar outra ou tentando tirar a própria vida depois ou, mesmo caso, desconfie que alguém esteja fazendo uma tentativa de suicídio, nesse caso tente dar a maior quantidade de informações possíveis, assim como o endereço da pessoa que está ameaçando tirar a própria vida.

Centro de valorização a vida

Organização civil, filantrópica, sem fins lucrativos, que promove ações voluntárias e gratuitas de prevenção ao suicídio e apoio emocional, via telefone (188), chat (www.cvv.org.br), e-mail ou pessoalmente, nos postos físicos.
O CVV está constantemente precisando de voluntários. Entre no site e conheça o programa de treinamento de voluntários, você pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo®️ em 2020, entre no site oficial: www.setembroamarelo.com e saiba como participar.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJ-RO