RONDÔNIA – A Polícia Penal, criada a menos de um ano, é a mais nova integrante da segurança pública com grandes desafios no processo da regulamentação da carreira e de equiparação de direitos em relação às demais polícias. A inserção política é incentivada pelo sindicato representativo da classe, o Singeperon, como meio para o fortalecimento da Polícia Penal.

A presidente do Singeperon, Daihane Gomes, vê a classe mais politizada e mais consciente da importância de aumentar a representatividade na política. “Tivemos nessas eleições um número expressivo de policiais penais que saíram candidato. Isso é avanço, e toda a classe ganha”, comentou.

O sindicato fez balanço dessas eleições, destacando os policiais penais que conquistaram cadeira de vereador ou que alcançaram um significativo saldo de votos, ficando na suplência. Já no Município de Santa Luzia, o policial Penal Uesnei Cleiton da Silva “Ney” (Democratas) foi eleito vice-prefeito.

Em Porto Velho, o policial penal Edevaldo Neves (PROS) foi eleito vereador, e os policiais penais Nilton Souza (Partido Verde) e Adriano de Castro (Democratas) ficaram como suplentes em seus respectivos partidos.

Em Guajará-Mirim, a classe ganhou dois representantes na Câmara de Vereadores, Romerito Pereira (Republicanos) e Rivan Eguez (PV). E as demais conquista de vaga de vereador foram em Ji-Paraná, com Beto Wosniach – (PDT); Alta Floresta, com Natã Soares (PSB); Costa Marques, com Meire Oliveira (Solidariedade), Presidente Médici, com Alessandro Martins (MDB), e em Candeias do Jamari, com a reeleição de Marcos da Hora (Avante).

Outros policiais penais, que embora não atingiram o quociente para a vaga, alcançaram um positivo índice de votos, ficando na suplência, como Messias Fernandes (Democratas) em Machadinho D’Oeste, Pablo José (PP) em Nova mármore, William Alves (PROS) em Ariquemes, e Juraci de Souza (Patriota) em Jaru.

Daihane Gomes valorizou a participação de todos: “os colegas que conseguiram vitória nas urnas estão de parabéns, assim como os que ficaram como suplentes por terem sido bem votados. Mas, é bom elencar que estão todos de parabéns! Todos que tomaram a decisão de se candidatar, pois é uma decisão vitoriosa!”, finalizou a presidente.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria