O presidente da comissão de agricultura e política rural, deputado Cirone Deiró (Podemos) se reuniu com o titular da secretaria de agricultura, Evandro Padovani e representantes das câmaras setoriais do café, peixe, carne bovina e suína, cacau e leite para debater as principais ações de incentivo e apoio ao setor produtivo rondoniense.

Foto: Assessoria

O presidente da câmara setorial do café, Ezequiel Silva- Tuta Café defendeu o plantio de 40 milhões de mudas de café como estratégia para efetivar a política de incentivo e apoio a cafeicultura do estado. “A retomada do cultivo da cafeicultura, proposta a época pela deputada Glaucione precisa deste reforço de 40 milhões de mudas para consolidar o estado de Rondônia como um grande produtor” defendeu.

Cirone apoiou a proposta do presidente da Câmara Setorial do café e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela ex deputada Glaucione em apoio a cafeicultura e demais atividades agrícolas. “O plantio de novas lavouras de café devem seguir priorizando os investimentos em tecnologia para aumentar a produção por área plantada”, afirmou.

Já o representante da Câmara Setorial da carne e presidente da Feperon, Helios Dias, falou sobre a importância das sementes de Forragens para recuperar as pastagens, além da necessidade de uma política de incentivo da industrialização da carne.

Foto: Assessoria

Ao final da reunião, o deputado Cirone assumiu o compromisso de pautar as ações da comissão de agricultura e política rural com base nas propostas apresentadas pelos representantes das câmaras setoriais. “Vamos trabalhar pela sintonia e convergência das ações do Governo e suas diversas secretarias e autarquias em prol das demandas apresentadas aqui e do desenvolvimento do setor produtivo”, finalizou.