A visita da gestante à maternidade é agendada no terceiro trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação

 

PORTO VELHO – Além de buscar melhorias para a Maternidade Municipal Mãe Esperança, como a entrega de novos equipamentos e a capacitação de servidores, a gestão Hildon Chaves acaba de anunciar uma inovação para fortalecer o atendimento humanizado no Hospital que na atual administração recebeu o selo de Amigo da Criança do Ministério da Saúde e o prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini., a novidade é o Projeto Mãe Coruja, que abre as portas para os futuros pais conhecerem as instalações da maternidade. “O principal objetivo é humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê”, informou a titular da Semusa.

De acordo com a diretora da maternidade, a pediatra Marilene Pentati, além de conhecer as instalações, os futuros pais participam de ações educativas, esclarecem dúvidas, recebem orientações dos seus direitos e informações sobre os procedimentos que grávidas e acompanhantes precisam ter, conhecendo, portanto, a importância do parto humanizado.

Ela informou que a visita da gestante à maternidade é agendada no terceiro trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação. “O roteiro tem duração de duas horas, em média”, frisa a médica, acrescentando que a visitação começa com uma conversa sobre parto, nascimento, amamentação e planejamento familiar, entre outros temas.

“As dúvidas mais comuns são sobre os sinais do trabalho de parto, o que levar para maternidade, e a presença do acompanhante”, explica a enfermeira Diana Carvalho.

O projeto conta com transporte que através de agendamento busca os futuros pais na Umidade Básica de Saúde, onde está sendo realizada o pré-natal. A visita nas dependências da maternidade é realizada pela equipe multiprofissional composta por psicólogo, Paulo de Souza, assistente Social, Weverson Vieira e a enfermeira Diana Carvalho.

 

 

Fonte: Comunicação – Prefeitura de Porto Velho