RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 22:55



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 22:55


Semana traz de volta a alegria e os perigos do início das aulas, que, em algumas escolas, começam na quinta-feira

PORTO VELHO – Semana que começa nesta segunda-feira traz de volta duas situações diferentes e apenas uma atividade, a volta às aulas, no caso o início do ano letivo. Para a grande maioria dos estudantes é um período de muitas atividades que estavam “adormecidas” devido às férias, mas também fase de início de preocupação com os perigos representados justamente pelos que estão começando a frequentar a escola.

Para os pais, mesmo aqueles que buscam conhecer a escola, deixam e pegam os filhos na porta dos colégios, é um tempo, especialmente para a fase pré-adolescente, de descobertas, daí a recomendação, que vale para todos os pais, independente da idade de seus filhos: não deixem à escola a educação da garotada.

- Advertisement -



“Educar é função maior dos pais, que devem transmitir valores fundamentais para o resto da vida de seus filhos e isso, muitas vezes, não vem acontecendo, parecendo que pensam que na sala de aula nós, professores, é que devemos fazer seu papel. E há vários casos em que temos de fazer as duas coisas. Os pais, que não cumprem sua parte, não gostam e reclamam, no mínimo”, disse um professor entrevistado pelo expresssaorondonia.com.

Mas reiniciar o ciclo escolar exige dos pais um exercício de paciência, e de autoridade, porque sendo período de férias a tendência é que a turma durma mais tarde e, mesmo aqueles que estudam pela manhã, querem descontar o atraso no sono ficando na cama até mais tarde – alguns vão além das 12 horas deitados.

O ideal é que a partir de determinado momento das férias os pais comecem a forçar os filhos a dormirem mais cedo e também a se levantarem mais cedo, preparando o organismo do garoto para o período que se está iniciando. Fazendo isso, com certeza, terão menos problemas para a readaptação à fase que vem pela frente.

Mas também é uma hora importante para aqueles pais que acompanham seus filhos, deixam na porta das escolas e vão embora. O correto será entrar, e não só uma vez, conhecer a própria escola – ainda que seja aluno antigo sempre há algumas mudanças – o que é um ritual que precisa ser feito especialmente pelos responsáveis quando o filho está iniciando o ano num ambiente novo. “Muitas vezes os pais, alegando pressa, deixam os filhos na entrada da escola e vão embora, retornando só na hora de pegar o “rebento” mas, como da vez anterior, nem sabem onde fica a sala de aula”, disse um ex-presidente da Associação de Pais, com base no que viu quando estava exercendo a função.

FESTA NOS PRIMEIROS DIAS

Para os alunos, a primeira semana é sempre de grande expectativa. “É como quando vamos de férias para uma cidade que não conhecemos e as 48 horas iniciais são de empolgação. Depois se acalma”, disse ontem um pai cujos filhos começam o ano escolar este mês. No início tudo é novidade, desde o material escolar, a chegada dos novos colegas, mudanças físicas na escola, professores novos etc.

Mas os primeiros dias também servem para, como muitas vezes fazem seus pais quando encontram amigos que não viam há algum tempo, “colocar a conversa em dia”, sendo que os “papos” giram em torno de tudo, cada um querendo falar mais que outro e transformando os corredores e a hora do lanche, a princípio, para quem não está participando, em uma espécie de disputa para saber quem fala mais alto que o outro.

Dentro de uma semana volta a rotina comum do ano escolar. É tempo também que em vários colégios há chegada de novos professores, aparecem as primeiras lideranças e então é hora de reduzir o converseiro e focar nos estudos.

Você leu aqui:

Por que marcar a volta às aulas numa 5ª feira e não numa 2ª?






Outros destaques


+ NOTÍCIAS