RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 8:52



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 8:52


SEM DIREITO A EXTRA – Mesários trabalharão uma hora a mais e eleitor com menos de 60 pode votar no horário dos idosos

PORTO VELHO – Os mesários da eleição deste ano, além de – apesar de todas as garantias de higiene que a Justiça Eleitoral já anunciou – irem atuar com risco de entrarem em contato com pessoas infectadas durante a votação, ainda terão de cumprir uma hora a mais em suas respectivas seções, tudo porque o Tribunal Regional Eleitoral antecipou em uma hora a abertura dos trabalhos que antes era às 8 e agora começará às sete.

Conforme o TSE, o horário de votação será das 7h às 17h (horário local), sendo que das sete às 10 será destinado apenas à votação dos eleitores na faixa da prioridade, pessoas que estão enquadradas no chamado “grupo de risco” para o novo coronavírus.

Mas a decisão do TSE abriu exceções, porque além de eventuais acompanhantes dos eleitores prioritários, “outros eleitores com idade inferior a 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar, respeitando a preferência para os mais velhos”.

- Advertisement -



Isso, como está escrito na nota do Tribunal, representa que o eleitor com menos de 60 e sem levar nenhum idoso ou com deficiência para votar, pode ir à urna das 7 às 10, e ao contrário do que fazem supermercados que mantém horário especial para o “grupo de risco”, o TSE arrumou espaço para furar sua própria norma.

A nota distribuída pela assessoria do TSE diz que a medida visa “garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, evitar aglomerações no dia da votação e distribuir melhor o fluxo de pessoas” nos locais de coleta de votos”.

Aliás, conforme ainda a nota, deve ter dado um trabalho enorme para os membros da Justiça Eleitoral chegarem à uma conclusão que, pelo visto, não seria tão complexa, mas foi necessário consultar especialistas: “O horário foi definido com a ajuda de uma consultoria técnica, que envolveu matemáticos e sanitaristas”, sendo que o funcionamento das seções das sete às 17 “vale tanto para o primeiro turno do pleito, no dia 15 de novembro, quanto para o segundo, no dia 29 do mesmo mês” um evento que conta com quase 148 milhões de eleitores, aptos a participar das Eleições Municipais.

Será obrigatório o uso de máscara facial pelo eleitor, para que possa entrar e permanecer na seção eleitoral. A medida também vale para os mesários, que, além das máscaras, utilizarão protetores faciais.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS