RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 16:21



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 16:21


SEM APOIO – Família Asfaltão bota o bloco na rua, hoje, às 15h, no bairro Mato Grosso

PORTO VELHO – Com o tema “TRIANGULO, O BRAÇO DO VIOLÃO NO CARNAVAL DO ASFALTÃO”, uma homenagem em defesa do Bairro Triangulo, um dos mais antigos bairros da cidade, a Escola de Samba Asfaltão desfilará neste sábado dia 29 de fevereiro. Conforme programação do carnaval divulgada, o desfile oficial do Município de Porto Velho, cancelado por falta de apoio e incentivo da Prefeitura da capital do Estado de Rondônia, aconteceria neste dia.

Vontade, disposição e garra é o que não falta para a escola que tem como símbolo um Tigre, que trabalha e defende a história e a bandeira do Samba durante os 365 dias do ano.

O desfile acontecerá neste sábado, dia 29/02/2020. A concentração será a partir das 15hs, na Tenda do Tigre, localizada a Rua Jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas.

- Advertisement -



Vista sua fantasia, camisa da escola ou vá nas cores da Escola (amarelo, preto e branco), para somar a esta grande corrente de Resistência e defesa da bandeira das Escolas de Samba, sobre tudo, em defesa da cultura popular.

CONHEÇA COMO FUNCIONA A NOSSA ESCOLA

Resumidamente, além das agendas culturais e eventos, o passo a passo de uma Escola de Samba, cada uma com sua especificidade, compreende a organização, sendo necessário o Planejamento anual, no nosso caso, ocorrido em março de 2019. A partir daí, o detalhamento do que foi planejado, até chegar ao período do carnaval de 2020, compreendeu: 1. Pesquisa e apresentação da proposta do Tema de Enredo para 2020; 2. Apresentação para a banca, (Diretoria), das Propostas de Tema de Enredo e escolha de uma delas; 3. Entrega da Sinopse do Tema de Enredo vencedor à Ala de Compositores; 4. Disputa para escolha do Samba de Enredo do carnaval 2020, dentre outras ações.

Depois de tudo isso partimos para construção da harmonização e criação dos desenhos musicais do samba vencedor, ação que envolve profissionais da música, que culmina com a gravação do samba em estúdio.

Com a conclusão de todo este passo a passo, começa então, o Planejamento para o desfile no carnaval.

Para brilhar na avenida, é necessário o Planejamento orçamentário.

FOMENTO Á ECONOMIA

Chamamos atenção ao movimento econômico que ocorre a partir deste “universo de fantasia” em nossa cidade, tanto para a compra de todo material, quanto na contratação de profissionais necessários para que este grande teatro a céu aberto aconteça.

Os profissionais que deveriam ter sido contratados compreendem: Escultores, Artesões, Carnavalesco, Eletricista, Iluminador, Marceneiro, artista plástico, serralheiro, Costureiras, Coreógrafo, Músicos, Tecnico de Som, Cozinheira,…..

Além da contratação de profissionais diretamente envolvidos, a economia informal seguiria fomentada com a locação de barracão, locação de equipamentos de som e banheiros utilizados nos ensaios. Além de tudo isso, o movimento das Escolas em suas comunidades estimula a economia também das famílias do entorno. No período dos ensaios elas têm a oportunidade de venderem seus quitutes.

Tudo isso sem considerar que o investimento do Município em cultura, após circular no mercado, retorna aos cofres públicos multiplicados, em forma de impostos.

AGENDAS SOCIOCULTURAL

Dentro de sua agenda sociocultural, a Escola esteve à frente de quatro grandes e relevantes projetos. O Projeto Samba Autoral, que estimula a criações de canções de altíssima qualidade; Projeto Leitura no Porto, que estimula crianças, jovens e Adultos ao hábito da leitura. O Projeto Oficina de Percussão e o Projeto Oficina de Passistas.

Este é um pouquinho do que é vivenciado para construção e fortalecimento deste segmento cultural, que resiste, tentando contribuir com a história do samba, especialmente do carnaval de Escola de Samba. Assim, seguimos tentando contribuir com esta história.

Como bem disse Martinho da Vila, os profissionais e demais pessoas que somado aos brincantes, à diretoria, aos voluntários e voluntárias, são “…Gente empenhada em construir a ilusão. E que tem sonhos…”

E Muitos sonhos…

Cada membro da nossa Agremiação, como pode, faz um pouco que se soma e resulta no muito que fazemos com tão pouco.

“Nossa Escola é sobre tudo comunidade; É Garra; É Alegria, É União; É Pura Raça, por isso seguimos cumprindo nossa Missão. Aguardamos você amigo e amiga que defende a cultura popular em nosso desfile”. Assim é a Família Asfaltão, finaliza Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação.

Fonte: Diretora de Comunicação do GRES Asfaltão






Outros destaques


+ NOTÍCIAS