PORTO VELHO – Como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realiza na terça-feira (18) e quarta-feira (19), das 8h às 11h30, em parceria com o Hospital de Amor da Amazônia, Plantão Social no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, para agendamento de exames papanicolau e mamografia de prevenção aos cânceres de colo de útero e mama, respectivamente. O agendamento acontece na Escola Municipal Maria Francisca de Jesus Gonçalves, localizada na rua Osvaldo Ribeiro com a avenida Jerônimo Santana, quadra 536, lote 231, bairro Jardim Santana.

De acordo com a programação, os exames serão feitos nos dias 2 e 3 de março. A expectativa é que sejam realizados, por dia, pelo menos 60 mamografias e 100 papanicolaus.

A proposta da Seas é incentivar as mulheres à prevenção, considerando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que apontaram o estilo de vida da população (obesidade, álcool, sedentarismo e tabagismo) como fatores de risco para alguns tipos da doença.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) revelam que os tipos mais comuns em Rondônia são os de mama, próstata, pele, colo do útero e estômago.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia