RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 22:12



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 22:12


Salve-se quem puder! Rede pública de saúde colapsou e Estado não tem mais vagas em UTI para pacientes com covid

Porto Velho – O tão temido colapso da rede pública de saúde avisado inúmeras vezes pelas autoridades de saúde e solenemente ignorado por parte da população chegou. As unidades públicas de saúde de Porto Velho estão com a lotação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 nesta sexta-feira, 22. Ainda há leitos clínicos disponíveis, mas a ocupação está próxima dos 80%.

A capital rondoniense vem apresentando um aumento no número de casos de covid-19 neste início de ano, e consequentemente de internações. Até a última quinta-feira, 21, a cidade tinha 46.724 casos diagnosticados da doença, sendo 9.107 ativos, e 1.012 mortes.

- Advertisement -



Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os leitos de UTI da rede pública da cidade chegaram a 100% de lotação, com 136 pessoas internadas.

Leitos de UTI utilizados em cada unidade de saúde

Assistência Médica Intensiva – AMI – 35

Samar – 33

Hospital de Campanha – 27

Hospital de Campanha Zona Leste – 18

Cemetron – 18

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HB – 5

Macrorregião I

Porto Velho é polo de atendimento da covid-19 para pacientes de 18 municípios da região norte do estado e de algumas cidades do sul do Amazonas.

De toda a macrorregião, apenas Ariquemes ainda tem leitos de UTI disponíveis, com cinco vagas no Centro de Afecções Respiratórias.

fonte: Assessoria






Outros destaques


+ NOTÍCIAS