LIVRO DE RECORDES – A FIFA reconheceu e já registrou: o jogador japonês Kazuo, que jogou no Santos em 1986, é o profissional de futebol mais velho a jogar uma partida profissional, atuando pelo Yokohama, da cidade do mesmo nome no Japão. Agora tem contrato novo até o final do ano e foi um dos responsáveis pela volta do time à 1ª divisão japonesa. Kazuo também jogou por vários clubes brasileiros, depois do Santos. Aos 53 anos, ele bateu e superou o recorde do inglês Stanley Matthews, que atuou nos anos 1960 aos 51 anos.

DILMA EM HOLLYWOOD

Pois é, Dilma Rousssef decola de Minas e vai pousar em Hollywood, como tema do documentário que vai representar o Brasil no Oscar 2020. O título é Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, disputando com Indústria Americana (produzido pelo casal Barack e Michelle Obama), The Cave, For Sama e Honeyland. A  expectativa é que a obra, classificada como “documentário” não seja um trabalho meramente louvatório e que seja apresentada sem o viés ideológico.

EMPREGADOS PÚBLICOS

Em um estudo publicado no final de dezembro, a Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI) afirmou que a União pode substituir servidores públicos por empregados públicos em uma futura reforma administrativa. Apesar de ambos trabalharem para o Estado mediante concurso público, os servidores e os empregados diferem no seu vínculo com a administração. Os servidores têm estabilidade, seguem as regras do Estatuto dos Servidores Públicos (Lei 8.112, de 1990) e integram um regime específico da Previdência Social. Já os empregados são trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452, de 1943), que não confere estabilidade, e se aposentam pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Hoje, não são admitidos empregados públicos nas carreiras responsáveis pelas atividades típicas de Estado, como magistratura, diplomacia, segurança pública, elaboração orçamentária, fiscalização tributária e trabalhista e política monetária, entre outras. Essa modalidade de vínculo é mais utilizada nas empresas estatais. (Agência Senado).

CEERVEJA CONTAMINADA

E aqui? Já chegou ou vai chegar ou, pior, se já chegou, está em análise?  Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou, nesta segunda-feira (13/1), que um terceiro lote da cerveja Belorizontina, produzida pela Backer, também estaria contaminado por substâncias tóxicas. Além da presença do dietilenoglicol – já detectado nos lotes L1 1348 e L2 1348 -, este terceiro lote, L2 1354, também teria sido contaminado por monoetilenoglicol. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/01/13/interna-brasil,820192/policia-civil-diz-que-outro-lote-de-cerveja-mineira-esta-contaminado.shtml.

DUREZA NO ACRE

O governador Gladson Camelli, que conversou durante 37 minutos no final da semana através das redes sociais com vários moradores, anunciou que pretende passar um “pente fino” na folha de pagamento dos servidores do Estado. A auditoria já está em andamento, com previsão de ser divulgada em março.

AGEVISA E CARAMUJO

De procedência africana, um tipo de caramujo muito comum de ser encontrado atualmente em quintais, é uma praga que pode matar. Trata-se do caramujo-gigante-africano entrou no Brasil em 1983 como uma alternativa barata e irresponsável para produção do escargot, e acabou tornando-se um problema de saúde pública, pelo número de patologias (doenças) fatais que pode gerar.

A Agevisa quer a contribuição da população para destruir o maior número possível. O caracol (nome correto) pode transmitir ao ser humano o verme angiostrongylus costriacensis, que pode ocasionar graves problemas abdominais, causando perfurações intestinal, peritonite e hemorragia que, não sendo diagnosticada e tratada a tempo pode resultar na morte da pessoa infectada.