Após encontro na última semana no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), representantes de diversas entidades se reuniram para a reativação do Comimpe (Comitê Municipal da Micro e Pequena Empresa), gerido pela Semtic (Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio). O comitê tem como principal objetivo colaborar na capacitação dos micro e pequenos empresários locais e ajudar o município a gerar mais empregos.

Criado por lei em 2013, o comitê estava inativo desde 2016. A primeira reunião nesta gestão serviu como base para definir os novos membros do conselho. Diversos órgãos enviaram representantes como a OAB/RO, Sesi Senai, Sicoob, Senac, Unir, Ifro, Aciv, Banco da Amazônia, Caixa Econômica, Casa do Empreendedor, CDL e Sinvsul.

A reunião começou com a fala do gerente do Sebrae local, Charif Mohamed, que exemplificou dados do comércio vilhenense e das potencialidades da cidade. Após as trocas na administração, o Comimpe, ajudará também a reduzir a burocracia empresarial.

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Marcondes Cerrutti, “temos que colaborar com os pequenos empresários, ajudá-los a entender todo o processo burocrático. Há de ressaltar, que precisamos mudar nossos meios de agir, nos mercados, começando a comprar os itens produzidos aqui em Rondônia, para que nosso estado prospere”.

A agente de desenvolvimento da Semtic, Rita Correia, destacou que na próxima reunião serão entregues a cópia da Lei e regulamento interno, além de ser decidido a formação do conselho e dar posse aos membros, como presidente, vice, conselho fiscal, tesoureiro, dentre outros. Neste próximo encontro, também serão convidados para participar servidores da Procuradoria e das Secretaria de Fazenda e Planejamento.

Semcom