RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 11:57



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 11:57


Relíquia da Madeira Mamoré é a mais nova atração turística do Memorial Rondon

No último dia 4 de julho, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré completou 113 anos do início de sua construção.

Exatamente no dia 4 de julho de 1907, cumprindo uma tradição dos Estados Unidos de que, no dia de sua Independência o Independence Day as empresas americanas, que estivessem atuando em território estrangeiro, deveriam, no caso de construção de Ferrovias, dar início às obras, pregando simbolicamente um PREGO DE PRATA no assentamento do primeiro trilho, o que, segundo alguns pesquisadores da história da construção da ferrovia Madeira Mamoré, aconteceu em Porto Velho, no dia 4 de julho de  1907.

“A partir desta data, lembra o historiador Francisco Matias, o acampamento da May & Jeckill daria lugar ao povoado denominado Porto Velho do Rio Madeira, ou, Porto Velho de Santo Antônio ou, simplesmente, Porto Velho. Seja como for, o povoado nasceu com as feições norte-americanas, com placas indicativas em inglês, onde se falavam vários idiomas, mas sobressaia-se o inglês como língua oficial”.

- Advertisement -



Passados exatos 113 anos, sábado passado, dia 4 de julho de 2020, talvez sem se dar conta, de que aquela era uma data histórica, a Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia – SETUR promoveu o traslado da locomotiva Baldwin nº 6, do Complexo da Madeira Mamoré, para o Complexo Turístico Memorial Rondon que fica na antiga Vila de Santo Antônio. “O Memorial é o produto turístico com maior número de visitantes registrados no Estado” lembra o Superintendente da Setur Gilvan Pereira Júnior.

AMPLIAÇÃO DO MEMORIAL

O Projeto Ampliação Memorial Rondon, desenvolvido pela SETUR, teve início em 2019 e entre outras melhorias, incluía em uma de suas ações, a transferência da Locomotiva para o Memorial.

Após diversas tratativas frustradas em busca de emendas parlamentares, em meados de março, foi dado início às tratativas com a Santo Antônio Energia, também responsável pela revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e fundamental para a concretização desta etapa do projeto.

Tal feito só foi possível através de contrato feito pela Santo Antônio Energia com a empresa JJ Construções, responsável pela execução do serviço. A operação aconteceria na sexta-feira 03, mas teve que ser adiada devido à chuva.

O projeto de restauração contará com parcerias e a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e Ministério Público. “Recuperada, a locomotiva poderá ser vista pelo público local e por turistas brasileiros e estrangeiros”, disse Gilvan.

AGRADECIMENTOS

Em paralelo, destacamos a importância do DER que, em tempo recorde, elaborou o projeto, preparou a base que receberia a locomotiva no Memorial Rondon, com aprovação do IPHAN, e realizou serviços de terraplanagem na estrada para que não houvessem danos no momento da transferência da locomotiva.

Ressaltamos que todos os projetos e ações foram submetidos a aprovação do IPHAN, que não apenas aprovou, como também se fez presente em todos os procedimentos.

Também se fez necessária a autorização da FUNCULTURAL para a retirada da Locomotiva, assim como emissão de declaração autorizativa para contratação de seguro para o deslocamento.

Neste ponto, agradecemos a participação do Vereador Aleks Palitot, responsável pelas articulações com empresários para o levantamento do montante necessário para a contratação de seguro para o deslocamento da locomotiva. Agradecemos também a administração da Associação dos Ferroviários que autorizou e acompanhou de perto todas as etapas de execução desta parte do projeto. Destacamos também a colaboração da ENERGISA, que deu suporte durante todo o procedimento, acompanhou a locomotiva no trajeto da EFMM até o Memorial Rondon e fez todos os procedimentos necessários para que tudo ocorresse com segurança e sem incidentes.

O superintendente da Setur, fez questão de destacar e agradecer a equipe da Setur responsável pela ação, que culminou com o traslado da Locomotiva nº 6 para o Memorial Rondon. “Quero dizer que tenho orgulho de contar com uma equipe tão dedicada como essa da Setur, obrigado a todos”, finalizou Gilvan Pereira.

 

 

 

 

Por Silvio Santos






Outros destaques


+ NOTÍCIAS