Saae constata uso de material inadequado em tubulações

CACOAL – Análise prévia feita por técnicos do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) em Cacoal revela que o material usado nas redes,  principalmente tubulações de inspeções e limpeza, são muito frágeis. “Em nossa região há uma incidência muito grande de fortes correntezas provocadas pela alta incidência de chuvas que começam nos últimos meses da primavera, perpassam todo o verão e só terminam na primeira metade do outono”, assinalam.

No final da semana passada, acompanhada de técnicos, a presidente da autarquia, Cláudia Rodrigues, visitou as obras da rede de esgoto, Projeto Bacia C. Eles averiguaram as condições das conexões com a rede, inspecionando poços de visitas e tubulações de Inspeções e limpeza nos bairros Vista Alegre, Jardim Bandeirante, Jardim Arco-Íris, e trechos circunvizinhos.

Cláudia determinou à comissão responsável pela fiscalização da obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Cacoal a elaboração de um relatório, a fim de apurar a responsabilidade por danos, se houverem, bem como proceder aos devidos reparos.

Segundo a equipe técnica, alguns danos às tubulações decorrem do excesso de chuvas ou da ação do maquinário da Secretaria de Obras durante operações de patrolamento da malha viária urbana.

Claudia reiterou que na atual administração da prefeita Glaucione Rodrigues o Saae trabalhará em parceria com a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, e outras secretarias e departamentos. “Assim, haverá melhor interação e os trabalhos fluirão com maior presteza e rapidez”, justificou.

Conforme a diretora, o secretário de Obras, Elcirone Moreira Deiró , comprometeu-se a cobrar de sua equipe para que, antes executar qualquer obra de patrolamento, procure interagir com a autarquia para ter noção de onde estão as tubulações. Dessa maneira, espera-se que seja possível evitar ou minimizar danos.

O relatório final avaliará também problemas como uso de material inadequado por parte da empresa responsável pelas obras da rede de esgoto.