O príncipe Harry e atriz americana Meghan Markle se casaram neste sábado às 8h do horário de Brasília (12h na Inglaterra), na Capela de São Jorge, localizada em Windsor, nos arredores de Londres. O dia estava ensolarado em Windsor, onde milhares de pessoas se reuniram para ver os noivos.

O casal real fez os votos, trocou alianças e foi declarado marido e mulher. Após o casamento, eles serão chamados de Duque e Duquesa de Sussex.

Depois do casamento real, os recém-casados fizeram uma procissão de cerca de 25 minutos em uma carruagem, saindo da Capela de São Jorge pela cidade de Windsor. Agora, os cerca de 600 convidados estão sendo recebidos para um almoço no Salão de São Jorge.

A noiva chegou pontualmente às 12h, em um Rolls Royce Phantom, com um vestido branco. Ela entrou sozinha na igreja – seu pai não compareceu por motivos de saúde. O príncipe Charles, pai de Harry, a conduziu na reta final do altar.

Os príncipes Harry e William chegaram juntos, por volta de 11h35 (07h35 do horário de Brasília). A Rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª e seu marido, o Duque de Edimburgo, estavam presentes.

Harry, o filho mais novo de Diana com o príncipe Charles, é o sexto na linha de sucessão ao trono britânico – atrás de seu pai, de seu irmão mais velho William e dos três filhos dele com Kate Middleton.

Meghan Markle e príncipe Harry no altar da capelaDireito de imagemOWEN HUMPHREYS/PA WIRE
Image captionMeghan Markle e príncipe Harry no altar da capela
Príncipe Harry e Meghan Markle fazem uma procissão por Windsor em uma carruagemDireito de imagemREUTERS
Image captionPríncipe Harry e Meghan Markle fazem uma procissão por Windsor em uma carruagem

Como foi a cerimônia do casamento real?

A cerimônia foi celebrada pela Igreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante, da qual a rainha da Inglaterra é a chefe. Integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja. Por isso, Meghan Markle foi batizada em março.

A celebração levou diversidade para o centro da monarquia. Meghan é afrodescendente – sua mãe, a assistente social e instrutora de ioga Doria Ragland, é negra.

No casamento, o reverendo americano Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal, também negro, fez uma fala sobre o amor, iniciando com uma frase de Martin Luther King: “Nós precisamos descobrir a força redentora do amor e, quando fizermos isso, faremos desse velho mundo um mundo novo”. “Há poder no amor”, disse o reverendo.

Em seguida, a música “Stand by me” foi cantada por um coro formado por cantores negros.

Os noivos assinaram o registro matrimonial ao som de peças tocadas pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, também negro. Kanneh-Mason venceu o prêmio de Jovem Músico da BBC de 2016 e estava acompanhado da orquestra Nacional de Wales da BBC.

A capela estava decorada com folhagens e flores brancas.

A mãe de Maghan, Doria Ragland, junto com o pai de Harry, príncipe CharlesDireito de imagemAFP
Image captionA mãe de Maghan, Doria Ragland, junto com o pai de Harry, príncipe Charles
Reverendo Michael Curry, negro, discursa no casamento de Harry e MeghanDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionReverendo americano Michael Curry discursa no casamento de Harry e Meghan
Coro de cantores negros canta 'Stand by me' no casamento de Harry e MeghanDireito de imagemREPRODUÇÃO / PALÁCIO DE KENSINGTON
Image captionCoro de cantores canta ‘Stand by me’ no casamento de Harry e Meghan
Violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, toca enquanto Harry e Meghan assinam o registro matrimonialDireito de imagemREPRODUÇÃO / PALÁCIO DE KENSINGTON
Image captionVioloncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, toca enquanto Harry e Meghan assinam o registro matrimonial

O que a noiva Meghan Markle estava vestindo?

O vestido de Meghan Markle foi desenhado pela estilista britânica Clare Waight Keller.

A noiva usava uma tiara de diamantes emprestada pela Rainha, segundo o Palácio de Kensington. O véu, com 5 metros, tinha flores de cada um dos 53 países da Commonwealth.

Um dia antes do casamento, o príncipe Harry recolheu diversas flores do jardim no Palácio de Kensington para acrescentar ao buquê da noiva.

A noiva tinha 10 damas de honra e pajens – entre eles, o príncipe George e a princesa Charlotte, filhos de William com Kate Middleton.

Quem estava presente no casamento?

pai de Meghan, Thomas, não compareceu ao casamento por motivos de saúde. O irmão mais velho de Harry, William, foi padrinho.

A apresentadora Oprah Winfrey foi uma das primeiras convidadas a chegar. Entre outros famosos presentes estava David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, a tenista Serena Williams e o cantor Elton John, que era amigo da princesa Diana, mãe de Harry.

O casal também convidou 1.200 membros do público para o castelo de Windsor – entre eles, trabalhadores em organizações de caridade.