RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 23:26



RO, Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 23:26


Previsão para início da semana é de céu nublado com pancadas de chuva em Rondônia

RONDÔNIA – Em Rondônia a semana começa com tempo parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo previsão meteorológica do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Céu branco devido fumaça em Porto Velho — Foto: Ana Kézia Gomes/G1

Neste segunda-feira (21) em Porto Velho há 90% de probabilidade de chuva durante a tarde e a noite. No domingo foram constatadas diversas ocorrências de falta de energia elétrica devido o temporal no final da tarde.

De acordo com a Energisa, as fortes chuvas e ventos provocaram quedas de árvores, galhos e outros objetos sobre as redes em diversas localidades. A fornecedora de energia orienta que as pessoas não se aproximem de cabos caídos no chão e que informem os casos de interrupção de energia elétrica pelo 0800 647 0120.

- Advertisement -



Pancadas de chuva também podem acontecer em Nova Mamoré, mas as temperaturas continuam elevadas, a máxima prevista é de 37ºC e mínima de 24ºC.

Já na região central do estado os termômetros podem chegar aos 39ºC em Ji-Paraná e Alvorada do Oeste. E aos 40ºC em Presidente Médici.

Chuva escura no Sul e Sudeste

Água escura coletada em casa de São Mateus, na Zona Leste de SP — Foto: Leandro Matozo/GloboNews

O céu tomado pela fumaça, que hoje preocupa moradores do Sul e Sudeste, é uma realidade frequente em Rondônia e demais estados que compõem a Amazônia Legal. As pessoas que vivem nessas regiões sofrem diretamente os impactos das queimadas intensas e podem ser expostas a níveis de poluição do ar acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 19 de agosto de 2019, o fenômeno da chuva negra ocorreu na cidade de São Paulo por conta de queimadas que ocorriam na Amazônia. Análises técnicas feitas por duas universidades mostraram que a água da chuva de cor escura coletada por moradores da capital continha partículas provenientes de queimadas.

Fonte: G1 RO






Outros destaques


+ NOTÍCIAS