O deputado estadual Adelino Follador (DEM) apresentou uma série de indicações ao Governo, pedindo urgência na recuperação das rodovias e pontes na região do Vale do Jamari, que estão em péssimas condições. Follador pediu uma operação tapa-buracos imediata nos trechos pavimentados e patrolamento nas estradas de terra.

Foto: José Hilde

Inicialmente, Adelino reforçou a necessidade de uma recuperação paliativa na ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que foi interditada após ficar submersa e ter tido a sua estrutura comprometida. Ele cobrou ainda a construção de uma nova ponte no local.

“Já estive no Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e mostrei aos engenheiros a necessidade de se criar uma alternativa que garanta a passagem de veículos, pelo menos os de pequeno porte, com a montagem de uma ponte móvel, por exemplo”, relatou.

Follador também indicou a recuperação do trecho da RO-458, no trecho de Alto Paraíso ao distrito de Triunfo. Ele pediu atenção ao KM 33, com manutenção no bueiro.

Outro trecho que o parlamentar pediu atenção é o ligando Cacaulândia a Monte Negro, na RO-010, que a exemplo das demais está em péssimas condições.

Ponte no rio Massangana

Por fim, o deputado solicitou a conclusão da ponte sobre o rio Massangana, no TB-40, no município de Alto Paraíso, que está interditada já há bastante tempo, sem que o DER tome as providências adequadas e necessárias à sua recuperação.

“A obra já foi licitada e aguarda decisão da direção do DER para dar a Ordem de Serviço. Com a interdição da ponte, foi construído um desvio que aumenta em cerca de 30 quilômetros o percurso para a sede do município, e que já está intransitável, na iminência de isolar a região”, finalizou.