PORTO VELHO – Na manhã deste dia 8 de março (Dia Internacional da mulher), a Prefeitura de Porto Velho realizará uma bela homenagem às mulheres, com foco no plantio de 80 mudas de Resedá (planta da família Lythraceae, nativa da República Popular da China e Índia) e 20 pés de Ipês de jardim. O plantio das plantas ornamentais foi feito no trecho da avenida Marechal Deodoro entre 7 de Setembro e Calama.

A ação é resultado de iniciativa do prefeito Hildon Chaves e da primeira-dama Ieda Chaves. O plantio das árvores foi feito pela Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema), que também instalou 40 vasos com lindas mudas de Ipês Mirins e com flores, em um trecho de 500 metros da avenida 7 de Setembro. Os vasos com flores trazem ainda banners, com imagens e frases de incentivo, para a população ajudar na melhora da qualidade de vida na cidade.

O Prefeito Hildon Chaves e a primeira-dama percorreram os quadrantes que receberam as intervenções. Uma grande operação, para transporte e instalação das mudas, aconteceu na madrugada desta quinta-feira (7/3), movimentando diversas secretarias e também a Emdur.

As flores e mudas instaladas na 7 de Setembro fazem parte da proposta do prefeito, de revitalizar e humanizar o Centro de Porto Velho, sendo que, o projeto é muito maior e contempla, inclusive, futuras intervenções nas fachadas das lojas.

Até o final do ano, serão plantadas 45 mil mudas, nas calçadas de Porto Velho. Segundo o prefeito, o Dia da Mulher deveria ser comemorado todos os dias, pois a luta delas é diária e deve receber manifestações de apreço a todo tempo.

“As mulheres, há muito tempo, vêm galgando posições na sociedade e já ocupam altos cargos em diversos setores. A presença da mulher está consolidada, mas a luta pelo respeito ao antes chamado sexo frágil é contínua, visto que muitas ainda enfrentam discriminações, agressões e abusos de todos os segmentos e camadas sociais”, diz Hildon Chaves.