A polícia não informou, no entanto, aonde o equipamento foi apreendido nem a data da apreensão.

PORTO VELHO – Deflagrada em 18 de outubro deste ano, pelos delegados Paulo Kakionis e Rosilei de Lima, a operação Autólikos já resultou na prisão de um ex-vereador de Ariquemes e de outros elementos, acusados de envolvimento na receptação de três maquinários furtados no pátio da Secretaria de Finanças (SEFIN) em Porto Velho, em 23 de dezembro do ano passado e em 16 de janeiro deste ano, respectivamente.

A polícia não informou, no entanto, aonde o equipamento foi apreendido nem a data da apreensão.

Os maquinários pertencem à Seagri (Secretaria de Agricultura) e foram adquiridos pelo Estado através de convênio com o programa Calha Norte do Governo Federal, o maior programa de desenvolvimento urbano de municípios. As máquinas estavam guardados no pátio da Sefin enquanto aguardavam tombamento para, então, serem destinados às prefeituras.

As investigações apontam que os criminosos contrataram uma transportadora especializada em transporte de máquinas pesadas, compareceram ao pátio da Sefin nas datas supramencionadas, e, identificando-se falsamente como funcionários de prefeituras, exibiram documentos de autorização falsificados e carregaram as máquinas no caminhão prancha de propriedade da transportadora contratada. Após intensa investigação, constatou-se que os suspeitos integram uma organização criminosa, especializada na constante prática de crime dessa natureza.

Na ocasião, foram subtraídas uma pá carregadeira e duas escavadeiras hidráulicas, sendo que uma escavadeira foi recuperada em Pimenta Bueno e as outras duas máquinas estariam na região de Ariquemes. Nesta terça-feira, 10, a Polícia Civil recuperou a pá carregadeira. Sendo assim, a investigação continuará e em breve a última máquina também será recuperada, de modo que todos os envolvidos serão responsabilizados.

ASSCOM\PCRO