RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 18:20



RO, Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 18:20


Polícia prende quadrilha de tartarugueiros, recupera animais e Ibama os devolve ao rio Guaporé em Costa Marques

COSTA MARQUES – Dezenas de matrizes de tartarugas apreendidas por uma quadrilha de tartarugueiros nas proximidades de Costa Marques, no Rio Guaporé, junto com centenas de ovos retirados dos ninhais, e muitas carcaças de quelônios abatidos, foram localizados por policiais daquela cidade neste final de semana, quando estavam escondidos em diversos locais do matagal na beira do rio, sendo preparados para seguirem adiante para a comercialização.

Apesar das tartarugas, seus ovos e filhotes, serem parte da dieta natural de animais como onças e pássaros, o fator humano é que mais preocupa o pessoal da Ecoporé, associação que cuida das praias onde acontecem as desovas, mas não podem dar conta de tudo. Daí, que muitas vezes acontecem essas cenas – com certeza, apesar da boa vontade e da fiscalização, com os tartarugueiros levando a melhor.

APREENSÃO

- Advertisement -



Dessa vez os quadrilheiros perderam. A movimentação de alguns deles pelas margens do Guaporé, dentro da cidade, chamou a atenção de uma patrulha da Polícia Militar que ao investigar descobriu grande quantidade de animais e seus ovos prontos para seguirem viagem, numa carretilha de modelo já conhecido dos policiais que estavam na ronda.

A guarnição observou que a carretilha estava atrelada a uma motocicleta e duas outras motos também estavam no local, isso nas proximidades da bomba de captação de água da Caerd. Ao investigarem, encontraram as provas dos crimes, prendendo de saída um adulto e apreendendo um menor. Mas a operação não estava terminada.

Localizaram mais um adulto, que tentava se disfarçar deitado num matagal, com uma bolsa lotada de ovos de tartaruga, animais e equipamento de pesca usado para pegar tartarugas.  Mais adiante, outra surpresa: uma mulher deitada escondida, que admitiu ser proprietária de uma das motos, emprestada a um dos comparsas, para transporte dos quelônios e contou que, pelo empréstimo, receberia um dos animais. Esse elemento não foi localizado, mas aparentemente fugiu do local e deixou uma pista: seu celular, que agora será periciado.

Os policiais entendem que o dono do celular seja o responsável pelo contato com os atravessadores e compradores dos quelônios. No local onde estava o celular também foram encontradas redes de pesca e outros equipamentos de apreensão das tartarugas, além de motores rabetas, redes, traia de pescaria, e demais objetos faziam parte ou estava prestando apoio aos ilícitos, sendo apreendidos e levados juntamente com animais, ovos e carcaças, para a Delegacia da Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência.

No dia seguinte os animais foram entregues à engenheira ambiental Jenilly que com ajuda de policiais e equipe da Sedam e Ibama, fez a recolocação dos animais dentro do Rio Guaporé.

PRESOS

Além de apreender o menor E., foram presos na operação os adultos Orlando Amaral Balbino, Tâmara Fuend Chavid e Gilmar Ramos dos Santos.

Todas as operações foram filmadas por equipamentos próprios dos uniformes dos policiais militares envolvidos na operação.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS