Secretários municipais de agricultura reunidos no Senac para escolher novo presidente

 

Com o suporte da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), nesta quinta-feira (24) foi realizado o encontro dos Secretários Municipais de Agricultura. Estiveram presentes, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os representantes de entidades que integram as parcerias com as atividades ligadas ao agronegócio de Rondônia.

Daniel Pereira no Encontro do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura (Consemagri)

O Secretário Evandro Padovani, da Seagri, dirigiu-se aos participantes falando da importância da integração entre os secretários municipais para o crescimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio. Destacou a qualidade do propósito em estarem todos conectados em busca de soluções que agreguem competências das diferentes entidades que apoiam os segmentos do setor primário. Falou que Rondônia é o único estado da Federação que tem um Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura, o Consemagri, agradeceu a todos e afirmou sobre a importância do apoio do Sebrae em Rondônia. Padovani deixou claro que no encontro, com o objetivo de realizar a eleição do Secretário que será presidente do Conselho, não interferiu nas escolhas e que dará apoio àquele que ganhar, porque o que interessa é o desenvolvimento das atividades que tragam um futuro melhor para todos.

Os representantes das instituições presentes usaram da palavra com ênfase na assistência aos protagonistas e atores dos cenários da agricultura, pecuária, transporte, logística e mercado. O Sebrae participou das apresentações, inicialmente o diretor técnico Samuel Almeida mostrou que as atividades do Sebrae interagem com os trabalhos realizados pelas prefeituras, especialmente no agronegócio. Parabenizou os esforços do governador Marcos Rocha para dinamizar a atuação do Poder Público, descreveu sobre os modelos de atuação com sustentabilidade que são capazes de eleger prioridades, porque essa é a metodologia de trabalho do Sebrae. Depois do intervalo foi a vez do diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, que depois de saudar nominalmente vários secretários municipais, falou da importância das prefeituras, ou câmaras municipais, conseguirem espaços para que o Sebrae possa oferecer gratuitamente seus mais de 100 cursos de Ensino A Distância (EAD). Descreveu sobre o esforço do Sebrae em disseminar a educação empreendedora, no sentido de oferecer o conhecimento às pessoas, para que possam aprender sobre gestão e administrar seus próprios negócios.

Secretários Municipais de Agricultura, Diretor Técnico do Sebrae Samuel, Grupo Folclórico, Padovani da Seagri e parceiros

Depois os candidatos Jair Dornelas, Secretário Municipal de Vilhena e Fábio Lopes de Presidente Médici apresentaram suas propostas para concorrer ao cargo de presidente do Consemagri. A eleição teve como resultado a vitória de Fábio Lopes, de Presidente Médici que será o novo presidente do Conselho.

A unidade de políticas públicas do Sebrae em Rondônia integra forças participativas ao trabalhar com os Secretários Municipais. Atualmente estão sendo realizadas consultorias que atendem fornecedores locais, para que se habilitem a vender para os poderes públicos municipais. Os produtores rurais se beneficiam com as prerrogativas da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da MPE, que lhes possibilita vender seus produtos para a merenda das escolas municipais. Como descreveu Daniel Pereira na sua apresentação […] “A Lei Geral permite que ao comprar dos pequenos negócios, o governo municipal faz com que o dinheiro fique no município. Quando os fornecedores são de outros estados, por exemplo, o dinheiro não circula no mercado local e isso diminui as oportunidades para as pessoas”.

Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.