RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 3:55



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 3:55


Parceria deve aumentar a produção de eucalipto na região do rio Machado e Sul de Rondônia

Mais de mil famílias da região do rio Machado e do Sul do Estado podem ser beneficiadas com mudas de eucalipto, por meio do Projeto Eletrogóes. A Empresa Eletrogóes vai oferecer mudas a preço de custo, com qualidade genética, certificadas e aprovadas para os solos da região, para o produtor que deseja participar do projeto, incentivando o impulsionamento de plantação de florestas de eucalipto em Rondônia.

O projeto visa a implantação de no mínimo de 10 mil hectares de eucalipto em Rondônia

O projeto visa obter matéria-prima para suprimir a necessidade da usina termoelétrica movida à biomassa, na região de Pimenta Bueno, que tem o eucalipto como a principal matéria-prima, para fazer geração de energia elétrica para todo o Estado. Dentro do projeto, a usina vai proporcionar e firmar com o produtor rural, através de contrato, a compra de 100% de sua produção, como forma de segurança e incentivo ao produtor. O projeto visa a implantação de no mínimo de 10 mil hectares de eucalipto.

Essa ação garantirá ao produtor rural diversidade de renda e aumento da produção nas propriedades. Os produtores terão a oportunidade de receber dentro do projeto capacitação técnica, além de poder conhecer de perto o viveiro (jardim clonal) da Eletrogóes, os estudos e técnicas utilizadas para o plantio adequado, para verificar a qualidade e o desenvolvimento do eucalipto em diferentes tipos de solos.

- Advertisement -



Existem mais de 700 variedades de eucalipto no país. Segundo os dados da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Rondônia já plantou cerca de 25 variedades, cada espécie é trabalhada para determinado tipo de solo e diferentes finalidades. Rondônia possui cerca de 25 mil hectares de floresta plantada, com destaque para produção de eucalipto, pinho, teca, paricá e mogno africano.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagri e coordenador do projeto Florestas Plantadas, Ariel Gomes, Rondônia é um Estado de grande potencial para plantação de eucalipto, pois possui um clima satisfatório, pouco estresse hídrico e solos adequados para a plantação.

“Com esse projeto, nós queremos mostrar para os agricultores que podemos produzir também em áreas ociosas, e consideradas poucas e/ou até mesmo improdutivas. As áreas que não são produtivas passarão a produzir. Iremos alavancar isso. Nossa produção é uma realidade e a iremos mais que dobrar a área plantada de eucalipto no Estado”, disse.

O projeto é desenvolvido pela Seagri, Eletogóes e Sebrae em parceria com a Emater, Idaron, Sepog, Sefin, Sedam, Incra, Sebrae, entre outros. Os parceiros vão auxiliar dentro do projeto, no processo de assistência técnica, crédito rural, regularização fundiária, gestão da propriedade, aquisição de máquinas e insumos (Convênios Federais com a Rede Siconv), controle fitossanitário e regularização ambiental.

“O Governo do Estado vem incentivando o pequeno médio e grande empresário rural, através das Parcerias Públicos Privadas (PPP), traçando metas a curto, médio e a longo prazo, políticas públicas com planejamento, responsabilidade e acima de tudo respeito ao homem do campo”, ressaltou Ariel Gomes.

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Sara Cicera
Fotos: Rinkon Martins
Secom – Governo de Rondônia






Outros destaques


+ NOTÍCIAS