RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 19:14



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 19:14


Pacientes devem manter informações do Cartão do SUS atualizadas

PORTO VELHO – O Cartão do SUS, documento de identidade do paciente no Sistema Único de Saúde, garante o acesso aos serviços oferecidos pela rede de saúde municipal e estadual. Entretanto, precisa ser atualizado para possibilitar que o atendimento seja rápido e eficaz.

Cartão do SUS deve ter informações atualizadas

“O cidadão com o cartão SUS tem uma maior tranquilidade e agilidade nos atendimentos médicos e procedimentos”, explica Chirley Almeida, gerente de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Por meio do Cartão do SUS, toda informação de saúde é armazenada e unificada em um documento, dando facilidade de acesso ao histórico do paciente, seja em procedimentos especializados ou em unidades básicas de saúde.

- Advertisement -



“É importante destacar que, os dados do Cartão do SUS devem ser constantemente atualizados, como endereço e telefone, por exemplo”, explica Kaio Henrique, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Semusa.

Essa atualização permite ao sistema de saúde do município facilidade de contato pela regulação e pelos agentes de saúde, quando necessário.

ONDE PROCURAR

Cartão facilita acesso aos serviços de saúde

O cidadão consegue emitir o cartão ou atualizar seus dados nas Unidades Básicas de Saúde. Basta procurar a unidade mais próxima portando RG, CPF e comprovante de residência. Para crianças que ainda não possuem carteira de identidade, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento.

Com o cartão em mãos, o cidadão tem facilidade no acesso à vacinação, regulação de consultas e exames, atendimento nas unidades de saúde, pronto atendimento e ao aplicativo Conect SUS.

Com os dados atualizados, a Regulação de Porto Velho consegue contato facilmente com os pacientes para informar sobre agendamentos e informações gerais. Devido à falta de atualização, o contato é prejudicado, impedindo a autorização das consultas e exames agendados.

Com o Cartão Nacional de Saúde o cidadão é identificado através de uma numeração nacional. Todos os atendimentos realizados são registrados e vinculados a este número. O documento é válido em todo o território brasileiro.

 

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Emílio Tiago e SMC

 

 

 

 

 

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)






Outros destaques


+ NOTÍCIAS