RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 2:59



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 2:59


O poder da comunicação transforma o ambiente escolar em uma escola pública que administrava problemas

PORTO VELHO – Como dar a mesma informação a todas as salas de aulas num colégio com muitas classes? A solução está com um exitoso projeto desenvolvido há 11 anos pela Escola Estadual “Orlando Freire”, em Porto Velho, onde um grupo de professores aplica o projeto “Rádio Falante”. O sucesso do projeto é tamanho que o levou a ser manchete de veículos diversos de comunicação, com matéria jornalística veiculada até fora de Rondônia e ganhando vários prêmios e reconhecimentos.

Professores Reinaldo e Alcenir administrando um projeto vencedor

Um projeto que permite a interação da comunidade escolar, ajuda a manter a ordem interna e ainda permite a estudantes atuarem em diversos segmentos da mídia radiofônica, até entrevistando “feras” da comunicação, como a jornalista Maríndia Moura, da TV-Rondônia, e personalidades da cultura, como o médico e poeta Samuel Castiel e os historiadores Francisco Matias e Anísio Gorayeb, os dois últimos falecidos recentemente.

Alunos lembram da aula de história do professor Francisco Matias

O PROJETO

- Advertisement -



O projeto da Rádio Falante foi implantado na Escola “Professor Orlando Freire”, em 10 de abril de 2010. Sobre a coordenação do professor Reinaldo Ramos, com auxilio do professor Alcemir Arruda, além da professora de língua portuguesa Suely Souza e duas alunas, Anne Nascimento, nossa primeira locutora e Kamila Costa a operadora de áudio. No começo a execução da programação da rádio teve início no pátio da escola, com uma caixa de som, um microfone e um micro system.

Mas para que o projeto “Rádío Falante” pudesse chegar aos 11 anos com o sucesso sempre crescente que tem, e não apenas na comunidade da “Orlando Freire”, têm sido muito importante o apoio decisivo das várias direções da escola, desde sua implantação, como a diretora Olinda Lacerda e a vice-diretora Valda, em 2010.

O historiador Anísio Gorayeb foi um dos entrevistados pela equipe da Rádio Falante

“Felizmente desde então todas as direções, como é o caso dos atuais gestores Inclusive, os atuais gestores o diretor Luciano Francisco e a vice-diretora Maricélia, que têm dado o maior apoio para o projeto, o que é vital para que continuemos contribuindo, através da Rádio Falante, com a educação, a cultura e a formação cidadã de nossos estudantes”, lembrou o professor Alcemir Guerra”.

O NOVO QUE ASSUSTOU

O professor Reinaldo explica: “O novo assusta, e os alunos estavam acostumados ao velho jeito de fazer comunicação interna, com música e recadinhos. A Rádio Falante inovou como um novo segmento, direcionado para informação e notícia. É uma maneira lúdica de incentivar o hábito da leitura e de ouvir entrevistas com os que nos visitavam ou os que convidamos, e nesse ponto só temos a agradecer pelos que estiveram passando pelo nosso estúdio”.

Poetas Samuel Castiel e José Detoni passando no crivo da equipe de entrevistadores da emissora

Reinaldo conta: “o projeto ficou um mês em fase de teste, definindo qual o seguimento que a “emissora” seguiria. Nesse tempo nós ficamos qualificando os alunos e os técnicos que iriam atuar no projeto. Quando o segmento foi aprovado a rádio entrou no ar, trazendo uma proposta diferente, não só com músicas e recadinhos, mas agregando notícias, informações e incentivo ao hábito da leitura. Priorizando entrevistas com pessoas ligadas ao meio cultural e educacional”.

Ao contrário das mídias de outras escolas, o “Rádio Falante” tem alguns diferenciais. “O forte do projeto é ampliar a interação, oferecendo música de qualidade, boa informação e levando pessoas da área cultural para a nossa comunidade, e recebemos em nosso estúdio jornalistas, escritores, artistas entre outros. Cada entrevistado deixa uma mensagem para a equipe do projeto. Temos em nosso portfólio inúmeras assinaturas”.

A Rádio Falante, no entanto, também tem outro trabalho importante: participar, com a direção da escola, de programas de incentivo à Leitura, exposições sobre personalidades da cultura etc.

PRÊMIOS

O projeto “Rádio Falante” vem recebendo vários prêmios, manifestações de louvor, como da Câmara Municipal de Porto Velho e da Assembleia Legislativa de Rondônia, o reconhecimento da comunidade acadêmica, foi tema de monografia de graduação e artigo de pós-graduação.

“Consideramos da maior importância as manifestações nomes da literatura regional e nacional, mas o grande prêmio que temos certeza de estarmos recebendo é permitir que, através de uma programação voltada para a Educação e a formação cidadã, é o apoio da escola, dos pais, o reconhecimento dos alunos e o espaço que a imprensa tem dado a nós, inclusive no âmbito nacional”.

ONDE ENCONTRAR

Um das mídias é o Portal do MEC, ou no Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/SEDUC-RO






Outros destaques


+ NOTÍCIAS