1913 - Mahatma Gandhi, líder nacional e espiritual indiano, foi preso por liderar a marcha dos mineiros indianos no sul da África

PORTO VELHO – BOM DIA 6 DE NOVEMBRO! RONDÔNIA: 1958 – Paulo Nunes Leal toma posse (1958/1961) pela segunda vez (a primeira entre 1954 e 1955) como governador do Território de Rondônia. Em 1968 – Depois de 30 anos na função, o capitão Alípio da Silva deixa o cargo de Delegado da cidade de Guajará-Mirim. COMEMORA-SE: Dia Nacional do Amigo da Marinha. Dia Nacional do Riso. Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado. Católicos lembram São Leonardo Eremita, francês.

FOTO: Governador Paulo Nunes Leal (entre trabalhadores que vieram para a abertura da rodovia BR-29, em 1960). Defensor da implantação de uma rodovia que interligasse a nascente Brasília a Rondônia e daí ao Acre, conseguiu o apoio do presidente JK para que a construção fosse feita, o que permitiu a “invasão” que gerou o desenvolvimento do então Território e que serviu de base para o Estado. Paulo Leal foi deputado federal pelo Território.

FATOS: 1814 —Nasce Adolphe Sax, inventor belga de instrumentos musicais, inventou o sax. 1817 — Casamento de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) com a imperatriz Leopoldina. 1836 — Bento Gonçalves é aclamado presidente da então proclamada República Farroupilha. 1888 — Em sua segunda visita à Basílica de Aparecida, a Princesa Isabel ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. 1892 — Inaugurado o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. 1913 – Mahatma Gandhi, líder nacional e espiritual indiano, foi preso por liderar a marcha dos mineiros indianos no sul da África. 1916 – Nasce o arranjador e maestro Ray Coniff, cujo conjunto musical misturava sons humanas com instrumentos, num arranjo nunca mais imitado. 1916 – O compositor Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o “Donga”, registrou a canção “Pelo Telefone”, o primeiro samba a ser gravado no Brasil. 1935 — Edwin Armstrong apresenta seu artigo “Um método de redução de distúrbios na sinalização de rádio por um sistema de modulação de frequência” na seção de Nova Iorque do Instituto de Engenheiros de Rádio.

Lúcio Albuquerque