1968 - Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro, fundador da Rede Associada de comunicações e da primeira TV no Brasil, a TV Tupi

PORTO VELHO – 4 de abril. BOM DIA COM MUITA FÉ! RONDÔNIA: Em 1911 – Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, como o primeiro, The Porto Velho Times, também impresso na gráfica da Ferrovia Madeira-Mamoré. 1955 – O coronel José Ribamar de Miranda assume como o último governador do Território do Guaporé e o primeiro de Rondônia.. COMEMORA-SE: Dia Nacional do Parkinasoniano, portador do “mal de Parkinson” e Dia internacional de Sensibilização sobre minas e Assistência à Desminagem. Católicos comemoram São Isidro, espanhol.

FOTO DO DIA: Jornal carioca A Noite, noticia na primeira página a posse do governador José Ribamar de Miranda, no Território do Guaporé. Seus primeiros atos, conforme o jornalista Montezuma Cruz, foram a assinatura do decreto de soltura de presos políticos e a liberação do palácio à visitação pública. Noutro ato, nomeava o médico Rafael Vaz e Silva chefe da Divisão de Saúde do Território. Ele mandou reconhecer a área do atual aeroporto Jorge Teixeira e em 1956, quando o Território passou a ser “de Rondônia”, ele ´permaneceu no cargo.

FATOS:  1873 — Fundado o Kennel Club, o mais antigo e oficial registro de cães de raça pura do mundo. 1948 – Morre o ativista político e escritor Monteiro Lobato, patrono da Literatura Infantil Brasileira. 1968 – Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro, fundador da Rede Associada de comunicações e da primeira TV no Brasil, a TV Tupi.  1968 – Martin Luther King Jr. é assassinado por James Earl Ray, em um hotel, em Memphis, Tennessee. 2011 — França anuncia a descoberta de mais corpos e partes intactas de fuselagem de avião no meio do Oceano Atlântico, dois anos depois da tragédia do voo Air France 447, em 2009.

Por: Lúcio Albuquerque