1945 – Vendida a primeira esferográfica, invenção dos irmãos húngaros Laszlo e George Biro

PORTO VELHO – BOM DIA 29 DE OUTUBRO! RONDÔNIA: 1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé, presidida pelo médico Renato Medeiros. COMEMORA-SE: Dia Nacional do Livro, Dia do Cerimonialista. Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral. Católicos lembram São Narciso e São Feliciano.

FOTO DO DIA: Criada em 1944, a Federação de Desportos do Guaporé (FDR), devido à criação do Território Federal um ano antes, ela substituiu a Associação de Futebol de Porto Velho, datada de 1917. Em 1956, quando o Território passou a ser “de Rondônia”, foi criada a Federação de Desportos de Rondônia, que em 1982, com a instalação do Estado passa a ser Federação de Futebol do Estado de Rondônia. A foto é da seleção do Guaporé, no estádio “Parque Amazonense”, no campeonato brasileiro de seleções. À frente o goleiro Simeão Tavernard, ex-titular da seleção paraense. Penúltimo, o técnico Eduardo Lima e Silva, “seu” Dudu, ex-treinador da seleção do Pará na década de 1940.

FATOS: 539 a.C. — Ciro, o Grande (fundador do Império Persa) invade a Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra. 1633 – Vicente de Paulo funda a congregação das Filhas da Caridade. 1675 – Gottfried Wilhelm Leibniz emprega o cálculo integral pela primeira vez ao calcular a função de y = f ( x ). 1807 – Embarque da família real portuguesa para o Brasil.  1810 – Dom João VI funda a Real Biblioteca (Biblioteca Nacional). 1842 – Decreto autoriza a emissão de selos postais no Brasil. 1877 – Inauguração da primeira telefônica do Brasil (RJ). 1888 –Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas. 1945 – Getúlio Vargas é deposto por militares, e é o fim do Estado Novo. 1945 – Vendida a primeira esferográfica, invenção dos irmãos húngaros Laszlo e George Biro. 1947 – A ONU aprova a divisão da Palestina entre Árabes e Judeus. 1961 – Criação do Parque Nacional de Brasília. 1988 – Brasil e Argentina assinam o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, criando uma área de livre comércio entre os dois países.  2015 — A China anuncia o fim da política do filho único após 35 anos.

Lúcio Albuquerque, [email protected]