RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:43



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 9:43


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Humorista

PORTO VELHO – BOM DIA 12 DE  ABRIL! RONDÔNIA – Em 1970 – O governador Marques Henriques recebe a confirmação de que o  Conselho Ferroviário Nacional dera a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Porto Velho e Guajará-Mirim) cuja última viagem aconteceu em 1972.

                                       COMEMORA-SE

Dia do Obstetra. Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. Dia Nacional do Humorista.  Católicos comemoram São José Moscati, São Zenão, São Júlio.

                                         FOTO DO DIA

Após duas tentativas fracassadas (Século XIX) a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída (1907/12) devido ao Tratado de Petrópolis, pelo qual a Bolívia cedeu a área do Acre ao Brasil. A EFMM foi o embrião do que hoje é Rondônia, mas há tempos era deficitária e, apesar da ordem de erradicação (1970), continuou circulando entre seus dois pontos, as cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho, e só em julho de 1972 o trem apitou pela última vez, na estação Porto Velho. Na foto, convidados indo inaugurar um trecho, provavelmente a Estação Jacy-Paraná, em 1911.

- Advertisement -



                                           FATOS

1204 – A 4ª Cruzada entra em Constantinopla. 1915 – Lançamento de “O Vagabundo”, de Charles Chaplin, um clássico do cinema mudo. 1931 — Nasce o ator e compositor Chico Anysio. 1933 — Nasce Montserrat Caballé, cantora lírica. 1937 — Frank Whittle (ING) testa o primeiro motor a jato projetado para uso em avião. 1955 — Considerada segura e eficaz, a vacina contra a poliomielite desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk. 1961 – Iúri Gagarin (URSS)  é  o primeiro homem a tripular uma nave espacial. Sua frase, dita do espaço: “A Terra é azul”.

Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS