1964 - No Brasil, começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1)

PORTO VELHO – 9 de abril – Boa 5ª feira – RONDÔNIA: Em 1967 – Flávio de Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano. COMEMORA-SE: Dia Nacional do aço, comemora funcionamento da Companhia Siderúrgica Nacional. Católicos lembram São Libório e Santa Maria de Cléofas.

FOTO DO DIA: Só para recordar. Balcão do nível superior do aeroporto Belmont, em Porto Velho, onde as pessoas ficavam observando o movimento dos aviões ou, então, esperando a chegada de amigos ou parentes. Com a reforma para melhora e modernização do prédio, agora com outra identificação, uma das muitas homenagens a Jorge Teixeira, último governador do Território que em Rondônia é patrono de muitas avenidas, escolas e dois municípios, Teixeirópolis e Governador Jorge Teixeira, além de ser o único ex que tem um memorial.

FATOS: 1555 — O Cardeal Marcelo Cervini é eleito Papa com o nome de Marcelo II. O seu pontificado iria durar apenas 21 dias. 1860 — Em sua máquina chamada fonoautógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível. 1964 — No Brasil, começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1). Visava afastar qualquer forma de oposição e legitimar o regime. 1970 – Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles. 2000 – O pesquisador francês Luc Montaignier apresenta um novo método para detectar o vírus da AIDS: um exame de urina registra a presença de anticorpos ao HIV. 2002 — No Brasil, criada a Universidade Federal de Campina Grande, unidade desmembrada da Universidade Federal da Paraíba.

Por: Lúcio Albuquerque