1973 - Morre Pablo Picasso, pintor espanhol autor do clássico cubista Guernica

PORTO VELHO – 8 de abril –FIQUE EM CASA! AJUDE A VENCER! 17º dia de clausura –  RONDÔNIA: Em 2011 – Começa em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, realizado pelas Academias de Letras de Rondônia e de Guajará-Mirim, com participação da Academia Acreana de Letras e da Sociedad de Escritores de Bolívia, encontro vai até dia 10. COMEMORA-SE: Dia Mundial de Combate ao Câncer, Dia Nacional do Sistema Braille, Dia a Natação, do Correio (Brasil), Dia Mundial da Astronomia. Católicos lembram São Dionísio, São Perpétuo Santo Alberto e Santa Júlia Biliart. Judeus começam a festa do Pessach (do hebraico פסח, que significa passar por cima ou passar por alto) é a “Páscoa judaica”, também conhecida como “Festa da Libertação”.

FOTO DO DIA: Mário Lima, nomeado pelo interventor Anachreonte como secretário-geral do governo do Território, função em que o ocupante substituía o próprio governador em seus impedimentos, cargo que se extinguir no final dos anos 1960.

FATOS: 1719 – Fundação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que só se tornaria capital de Mato Grosso em 1835. 1741 — Nasce Basílio da Gama, poeta brasileiro, patrono da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras.   1820 — A Vênus de Milo é descoberta na ilha egeana de Milos. 1954 – O Decreto n.° 34.347, regulamenta o Conselho Nacional de Saúde.  1959 –  A Organização dos Estados Americanos elabora um acordo para criar o Banco Interamericano de Desenvolvimento. 1973 — Morre Pablo Picasso, pintor espanhol autor do clássico cubista Guernica.

Por: Lúcio Albuquerque