1970 - Salvador Allende torna-se o primeiro marxista eleito pelo voto universal

PORTO VELHO – BOM DIA 24 DE OUTUBRO! COMEMORA-SE: Dia das Nações Unidas. Dia Mundial de Combate à Poliomelite. Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação. Católicos lembram São Luís Granella, sacerdote salesiano.

FOTO DO DIA: Surgindo no Século XVII com o nome de “Lugar da Barra”, mais tarde “Fortaleza  de São José da Barra do Rio Negro”, a capital amazonense só teria o nome que ostenta em 1848, quando passou a ser chamada Manaus – derivado do nome da tribo “Manaós” que habitava a região à época da ocupação. No final do Século XIX, devido à força representada pela exportação da borracha, Manaus viveu um tempo áureo, com os barões da borracha mandando lavar e passar suas roupas brancas em Londres e Paris, de onde vinham grandes companhias de teatro para se apresentarem no Teatro Amazonas, e mulheres polonesas, francesas e italianas que iam trabalhar nos cabarés, onde os barões da borracha ostentavam acendendo charutos com notas de 100 reis, e seus filhos iam estudar na Suíça ou na Alemanha.

FATOS: 1669 — Fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro, pelos portugueses, o que mais tarde se tornaria a cidade de Manaus. 1929 – Acontece The Black Thursday, ou quinta-feira negra, quando ocorreu a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. 1930 – O presidente Washington Luís é deposto, ponto culminante da Revolução de 1930, que conduziu Getúlio Vargas ao poder. 1933 – Pedra Fundamental da cidade de Goiânia (GO). 1948 – Entra em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas. 1970 – Salvador Allende torna-se o primeiro marxista eleito pelo voto universal. No chile. 1980 — O governo da Polônia legaliza o sindicato Solidariedade. 1991 – O presidente Fernando Collor faz a primeira privatização de uma estatal, a siderúrgica Usiminas (MG), e começa a ser bombardeado num processo que o levou à renúncia.  2001 — Criação no Brasil da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores). 2008 – A “Sexta-feira Negra” marca o início da Crise do Crédito, a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão de 1929. 2011 — Inaugurada a Ponte Jornalista Phelippe Daou atravessando o Rio Negro, no Estado do Amazonas.

Lúcio Albuquerque, [email protected]