1822 — Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil

PORTO VELHO – BOM DIA 2 DE SETEMBRO! RONDÔNIA: 1915 –Porto Velho, que já era município desde 1914, deixa a condição de “povoado” e passa à categoria de cidade, conforme a lei amazonense 1.011. COMEMORA-SE: Fim da II Guerra Mundial. Dia do Repórter Fotográfico. Dia da Florista. Santo do dia 2 de setembro. Católicos lembram São Zenão, Santa Doroteia e Santa Ingrid.

FOTO DO DIA: A casa na árvore. Uma árvore como tantas outras na Amazônia, essa aí acabou se transformando em local onde muitas pessoas param e ficam olhando. Árvore copada, o dono da casa em frente decidiu usar a estrutura para fazer a poda, que acontece todos os anos, e assim manter a ideia de que ali está uma típica “casa na árvore”, na Avenida Calama, em Porto velho, ao lado do Botafogo.

FATOS: 44. A.C. – Cícero lança a primeira das suas Filípicas sobre Marco Antônio. Ele fará 14 delas nos meses seguintes. 44 a.C. – Faraó Cleópatra VII do Egito declara seu filho cogovernante como Ptolemeu XV Cesarião. 1666 — O Grande Incêndio de Londres irrompe e arde durante três dias, destruindo 10 mil edifícios, incluindo a antiga Catedral de São Paulo. 1752 — Grã-Bretanha, juntamente com suas possessões no exterior, adota o calendário gregoriano. 1822 — Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil. 1937 – Morre o barão francês Pierre de Coubertain, criador dos Jogos Olímpicos da Era moderna. 1945 – Segunda Guerra Mundial: o combate termina no Teatro do Pacífico: a ata de rendição do Japão é assinada pelo ministro do Exterior japonês Mamoru Shigemitsu e aceito a bordo do navio de guerra USS Missouri na Baía de Tóquio. Acaba a II Guerra Mundial. 1968 — Proferido o discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves que desencadearia o endurecimento do Regime Militar com a edição do AI-5. 1969 — Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar experimental Arpanet, marcando o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores. 2018 —O Museu Nacional do Brasil é destruído por um incêndio, com a perda de mais de 90% da coleção do museu. 2001 — Morre Christiaan Barnard, cirurgião sul-africano, autor da primeira operação de transplante de coração humano.

Lúcio Albuquerque – [email protected]