1934 - Morre o cientista Carlos Chagas (BR), médico que descobriu o protozoário causador da doença de Chagas

PORTO VELHO – BOM DIA 8 DE NOVEMBRO! COMEMORA-SE: Dia do Radiologista, Dia Mundial do Urbanismo. Católicos lembram São Deodato (“dado por Deus”) Quatro Màrtires Coroados.

FOTO DO DIA: Uma cena, certamente, incomum e muito (bota muito nisso) rara em escolas atualmente: na hora “da merenda”, a brincadeira “de roda” era uma das diversões prediletas, mais saudáveis e mais socializantes do que acontece atualmente, quando o mais comum (e bota mais comum nisso!) são as cenas de grupos de alunos usando o celular, numa conversa muda onde é possível ouvir-se o retumbante som do silêncio.

FATOS: 1602 — A Biblioteca Bodleiana da Universidade de Oxford é aberta ao público. 165  – Nasce Edmond Halley, astrônomo e matemático inglês, famoso por observar a órbita e determinar a periodicidade dos cometas. 1763- Nasce José Bonifácio, o “patriarca da independência”, por sua ação decisiva para a independência do Brasil.  1793 — Primeira abertura do Louvre ao público como museu. 1799 — Fim mal sucedido da Conjuração Baiana: Os líderes, João de Deus Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, Lucas Dantas do Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira, são executados. 1884 — José Maria Lisboa e Américo de Campos fundam o jornal “Diário Popular” (SP). 1887 — Emile Berliner patenteia o Gramofone (Gira-discos). O alemão Wilhem Conrad Rontgem experimenta a eletricidade descobre o raio-X. 1923 — Putsch da Cervejaria: em Munique, Adolf Hitler lidera os nazistas em uma tentativa frustrada de derrubar o governo alemão. 1934 – Morre o cientista Carlos Chagas (BR), médico que descobriu o protozoário causador da doença de Chagas. 1986- É feito no Brasil o primeiro transplante cardíaco da América do Sul em uma criança de apenas 7 anos. 2011 — O asteroide 2005 YU55 passa a 0,85 distância lunar da Terra (cerca de 324 600 KM), a distância mais próxima por um asteroide desde o 2010 XC15 em 1976.

Lúcio Albuquerque