RO, Sábado, 27 de abril de 2024, às 1:14



RO, Sábado, 27 de abril de 2024, às 1:14


O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Propagandista Farmacêutico

PORTO VELHO – BOM DIA 5 DE ABRIL! RONDÔNIA – 1937 – Pelo decreto-lei 1547 o governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195, proibindo a garimpagem manual da província estanífera do Brasil (Rondônia, partes do Acre e Amazonas).

                                        COMEMORA-SE

Dia das Telecomunicações, do Propagandista Farmacêutico e dos Fabricantes de Material de Construção. Católicos lembram São Vicente Ferrer, Maria Crescencia Hoss e Santa Irene.

                                         FOTO DO DIA

Localizada no extinto Hospital São José (desde a década de 1990 Hospital da Astir/PM), a capela de São José, inaugurada com o hospital em 1929, construída pelo padre João Nicoleti, é a segunda igreja católica mais antiga da zona urbana de Porto Velho – a primeira é a de São Francisco. Na cidade de Porto Velho, a mais antiga é a de Santo Antônio, inaugurada em 1913, na cidade de Santo Antônio, hoje um bairro da capital, quando aquela cidade era a sede do único município do que é hoje o Estado de Rondônia. Segundo o turismólogo Ivo Feitosa, na igrejinha de São José ainda acontece da celebração da Missa no dia 19 de março, data do padroeiro.

- Advertisement -



                                             FATOS

1890 —Nasce Ernesto dos Santos, o Donga, compositor e autor de “Pelo Telefone”, primeiro samba brasileiro. 1905 – Criação do Grupo de Theatro da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (atual SoMu D Riba), o mais antigo do Brasil. 1928 – Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil (Mossoró, Rio Grande do Norte). 1968 — A Frente Ampla (ex-presidentes JK, João Goulart e o ex-governador Carlos Lacerda) é proscrita pelo Ministério da Justiça. 2014 – Morre o ator José Wilker (o “Vadinho” de Dona Flor e seus Dois Maridos”. 2017 – Para que não fosse trazida para o Brasil, a Justiça Argentina concede habeas-corpus a uma chimpanzé. É o primeiro ser vivo não-humano a receber um habeas corpus.

Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS