1902 — Nasce Juscelino Kubitschek, o presidente brasileiro que prometeu fazer o país andar “50 anos em cinco”

PORTO VELHO – Bom dia 12 de setembro! Rondônia: 1954 – Paulo Nunes Leal, pela primeira vez, toma posse como governador do Território do Guaporé, o oitavo em 10 anos desde a criação do território. Comemora-se: Dia do Programador. Dia do Técnico Têxtil. Dia do Operador de Rastreamento. Católicos lembram festa litúrgica do Santíssimo Nome de Maria e São Guido de Brabante.

FOTO DO DIA: Vigésimo primeiro presidente brasileiro, Juscelino Kubistchek de Oliveira, ou só JK, notabilizou-se pelo trabalho realizado na busca de modernizar o país, abrindo estradas que permitiram a interligação das várias regiões do país e interiorizou a capital do país, apesar da forte resistência dos mesmos grupos que tentaram impedir sua posse quando ganhou a Presidência. Seu discurso foi fazer em cinco anos o que precisava ser feito em 50. Médico, antes de ingressar na política e ser prefeito que modernizou Belo Horizonte, foi deputado federal por Minas. Em 1960, a oito meses de passar o cargo a seu sucessor, Juscelino aceitou o desafio e mandou abrir a rodovia BR-29 que ele inaugurou, ainda que de forma precária, estrada mais tarde denominada BR-364 que proporcionou a afirmação do que hoje é o Estado de Rondônia.

FATOS: 490 a.c. — Data convencionalmente aceita para a Batalha de Maratona. Os atenienses e seus aliados platônicos derrotam o exército persa. 1297 — O Tratado de Alcanizes define a fronteira entre Portugal e Castela. 1720- É criada a Capitania de Minas Gerais. 1936 – Inaugurada às 21 horas, com a voz de Celso Guimarães: “alô, alô Brasil! aqui fala rádio nacional do Rio de Janeiro!”. Depois, vieram os acordes de “Luar do Sertão”. 1939 – Estréia o filme ‘O Mágico de Oz’, o primeiro colorido na história do cinema. 1962 — contrapondo a derrota na corrida espacial, o presidente John F. Kkennedy faz o discurso “nós escolhemos ir para a lua”. 1981 — Inaugurado o memorial JK em Brasília. 1992 — 50ª missão do ônibus espacial Endeavour na STS-47. A bordo estão Mãe Jemison, a primeira afro-americana no espaço, Mamoru Mohri, o primeiro cidadão japonês e Mark Lee e Jan Davis, o primeiro casal no espaço. 2019 — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta k2-18b, primeira detecção do tipo em uma zona habitável. 1902 — Nasce Juscelino Kubitschek, o presidente brasileiro que prometeu fazer o país andar “50 anos em cinco”. 1913 — Nasce Jesse Owens (EUA), atleta negro, que ganhou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de 1936, em atletismo, humilhando o ditador Adolf Hitler. 1996 – Morre o 4º presidente do período militar, Ernesto Geisel,  que iniciou o processo de redemocratização do país.

Lúcio Albuquerque – [email protected]