1919 - Mais de 100 líderes anarquistas, em maioria italianos, são banidos do Brasil, após a descoberta de um plano para derrubar o governo

PORTO VELHO – BOM DIA 26 DE OUTUBRO! COMEMORA-SE: Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil. Dia Oficial do Músico. Dia Nacional do Metroviário. Católicos lembram São Evaristo, São Ceda, São Adriano e São Demétrio.

FOTO DO DIA: Espigão d’Oeste – Em 1967 atraídos pela colonizadora Melhorança, famílias de pequenos agricultores, oriundos em maioria do Estado de Espírito Santo, iniciam a colonização da região. Em 12 de agosto de 1970, foi implantado um cruzeiro, pelo Pe. Vicente Vanin Martins e, junto ao cruzeiro, uma garrafa com nomes dos presente. A ocupação gerou uma disputa com o Incra que só terminou depois da invasão pela Guarda Territorial (depois PM/Rondônia). Foi uma luta terrível, conforme a professora Lúcia Teresa dos Santos, em 1982 eleita prefeita, a primeira do Estado, além de várias vezes deputada estadual. Ao fim as terras foram regularizadas e Espigão tornou-se município em 1981, com a maior colônia de Pomeranos do norte brasileiro (na foto em trajes típicos).

FATOS: 1863 – Surge a (atual) mais antiga federação de futebol do Mundo, a  Associação de Futebol da Inglaterra. 1868 – Nasce Washington Luís, presidente brasileiro deposto em 1930 pela revolução de Vargas. 1917 – Primeira Guerra Mundial: o Brasil declara guerra às Potências Centrais. 1919 – Mais de 100 líderes anarquistas, em maioria italianos, são banidos do Brasil, após a descoberta de um plano para derrubar o governo. 1956 – Tropas do Pacto de Vrsóvia invadem a Hungria para maner o domínio soviético no país. 1976 – Morre Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, o pintor brasileiro Di Cavalcanti cuja obra era centrada em imagens de mulatas. 1989- O emprego doméstico é regulamentado no Brasil, dando direito ao salário mínimo, férias, 13º e jornada de 44 horas semanais. .1997 – Crise no Brasil: A Bovespa fecha com de 15%. 2012 – Lançamento do Windows 8.

Lúcio Albuquerque, [email protected]