1836 - Nasce Benjamin Constant, um dos líderes da proclamação da República

PORTO VELHO – BOM DIA 18 DE OUTUBRO! COMEMORA-SE: Dia do Médico. Dia Mundial da Menopausa, Estivador, Pintor e Securitário (quem trabalha em companhia de seguros). Católicos lembram São Lucas Evangelista, citado como o biógrafo da Mãe de Jesus.

FOTO DO DIA: Distante 16 quilômetros do centro de Porto Velho, por via asfaltada até o fim da estrada do Aeroclube (KM 9), daí mais sete quilômetros pela estrada 13 de Setembro, piso de barro ou muita lama, fica a Colônia Viçosa, homenagem dos cearenses que desbravaram aquela região e, numa das muitas curvas, a igrejinha de Nossa Senhora Auxiliadora, onde a comunidade se encontra para rezar e trocar ideia. A igreja foi construída por dois dos primeiros moradores, o casal Romão e Maria, cujos corpos foram sepultados dentro do templo. A comunidade mantém alguns costumes tradicionais, como a realização de uma festa folclórica no último final de semana de maio, e o modo de falar, trazido pelos pais que vieram da região cearense de Viçosa.

FATOS: 1009 — O califa fatímida Aláqueme Biamir Alá destrói a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. 1517 -0 Nasce o padre Manoel da Nóbrega, chefe da primeira equipe de jesuítas a chegar ao Brasil, e o primeiro religioso a defender que os índios mantivessem suas culturas. 1570 – Morre o padre Manoel da Nóbrega. 1836 – Nasce Benjamin Constant, um dos líderes da proclamação da República.  1847 — Descoberta do asteroide Flora por John Russell Hind. 1859 – Morre Clarles Gonoud, autor do clássico “Ave Maria”, inicialmente composta por Johann Sebastian Bach, nomeada por “Meditação”. 1915 – Nascia Sebastião Bernardes  de Souza Prata, o maior ator negro do teatro e cinema – Grande Otelo. 1931 – Morria Thomas Edison, inventor, dentre outras coisas, da lâmpada elétrica. 1945 – Espiões roubam nos EUA o projeto de construção de uma bomba atômica e o entregam à União Soviética. 1954 – Morte de Roquete Pinto, o “pai” da rádiodifusão brasileira e membro da Missão Rondon de 1907. 1963 — Félicette, uma gata urbana parisiense preto-e-branca, se torna a primeira gata lançada no espaço. 1967 — A sonda soviética Venera 4 chega a Vênus e se torna a primeira espaçonave a medir a atmosfera de outro planeta.

Lúcio Albuquerque, [email protected]