1561 - Acontece o  Colóquio de Poissy, parte de um esforço para reconciliar os católicos e protestantes franceses; não deu certo

PORTO VELHO – BOM DIA 9 DE SETEMBRO! RONDÔNIA: 1977 – Ainda em fase experimental a Rádio Alvorada (Ji-Paraná) faz sua primeira transmissão externa ao vivo, o desfile do 7 de Setembro, a última grande cerimônia no distrito de Vila Rondônia antes da instalação do município de Ji-Paraná. COMEMORA-SE: Dia do Médico Veterinário, Dia da Velocidade, Dia do Administrador. Católicos lembram São Pedro Claver, São Gorgonio, São Ciarán de Clonmacnoise  e Santo Audomar.

FOTO DO DIA: A cena é de 1983.O ex-secretário de Educação do Território Jerzy Badocha, naquele ano deputado e um dos autores da primeira Constituição estadual;  ao centro o então deputado federal, depois duas vezes prefeito de Porto Velho,  Chiquilito Erse (falecido em 2001), e à direita um dos grandes contribuidores para o projeto de criação do Estado, o agrônomo William José Cury, que ocupou diversas  funções e foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Rondônia, Codaron.

FATOS: 337 — O Império Romano é dividido entre os três coimperadores, os irmãos Constantino II, Constâncio II e Constante I. 1561 — Acontece o  Colóquio de Poissy, parte de um esforço para reconciliar os católicos e protestantes franceses; não deu certo. 1892 — Amalteia, terceira lua de Júpiter é descoberta por Edward Barnard. 1923 – Morre Hermes da Fonseca, oitavo presidente brasileiro.  1940 – George Robert Stibitz, demonstrou pela primeira vez a operação remota de um computador digital elétrico. 1971 — John Lennon lançou Imagine, um dos álbuns mais importantes de sua carreira solo. 1976 – Morre Mao Tse Tung. 1993 – Israel e a Organização de Libertação da Palestina se reconhecem reciprocamente.

Lúcio Albuquerque – [email protected]