1946 – Criada a Unesco -  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura

PORTO VELHO – BOM DIA 4 DE NOVEMBRO! RONDÔNIA: Em 1939 falece Belisário Pena, que em 1910 participou, com Osvaldo Cruz, da pesquisa e ação contra a malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré. Em 1968 – O presidente Artur da Costa e Silva promulga a Lei n.º 5.523, criando a Centrais Elétricas de Rondônia, substituta do SAALFT- Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território. COMEMORA-SE: Dia do Inventor. Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro – R2. Católicos lembram Mãe de Deus de Cazã, São Vital, Santa Agrícola e São Carlos Borromeu.

FOTO DO DIA: O dia começa em Macapá, AP, com o Sol abrindo espaço aos poucos para um novo dia de trabalho, de lazer e de tantas outras atividades e expectativas. Macapá tem parte de sua cidade no hemisfério norte, mas a capital que tem toda sua área naquele hemisfério é Boa Vista, capital de Roraima.

FATOS:  1737 — O Teatro San Carlo, a mais antiga casa de ópera da Europa, é inaugurado em Nápoles, Itália. 1847 — James Young Simpson, médico escocês, descobre as propriedades anestésicas do clorofórmio. 1869 — É publicado o primeiro número da revista científica Nature. 1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T. 1946.  1924 — Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). 1939 — O primeiro carro com ar condicionado é apresentado em Chicago. 1946 – Criada a Unesco –  Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 2003 – Morre a jornalista, escritora e primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras Rachel de Queiroz.

Lúcio Albuquerque