1944 - Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália

PORTO VELHO – BOM DIA 15 de SETEMBRO! RONDÔNIA: 1980 – Uma multidão recebe com muita festa o time do  Ferroviário portovelhense, campeão do Copão da Amazônia de futebol, disputa realizada em Macapá. O torneio reunia os campeões dos Territórios de Amapá, Roraima, Rondônia e do Estado do Acre. COMEMORA-SE: Dia do Cliente. Dia Nacional do Musicoterapeuta. Católicos lembram Nossa Senhora das Dores, São Nicomedes, Santa Catarina Fieschi, São Dionísio e Santa Maria Crucificada de Rosas.

FOTO DO DIA: Museu Rondon, em Ariquemes (a 200 KM de carro pela rodovia BR-364 a partir de Porto Velho). O museu é Municipal e fica no Bairro Marechal Rondon, antiga Vila Velha, em prédio próximo ao local onde o bandeirante atracava suas canoas quando vinha no sertão amazônico. No local são vistas fotos antigas, filmes da época, relatos e entrevistas de pioneiros, e a passagem do marechal pelo local, nos primeiros 10 anos do Século XX, quando Ariquemes ainda pertencia ao Estado de Mato Grosso. O Museu Rondon funciona de Segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

FATOS: 1765 – Nasce o principal poeta arcadista da língua portuguesa, José Maria Barbosa du Bocage. 1835 — O HMS Beagle, com Charles Darwin a bordo, chega às Ilhas Galápagos. O navio aterra em Chatham ou San Cristobal, a parte mais oriental do arquipélago. 1903 – Foi fundado o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O primeiro presidente foi Carlos Bohrer. 1928 – O cientista Alexander Fleming anunciou a descoberta. 1935 — Hitler edita as Leis de Nuremberg retirando dos judeus alemães sua cidadania. 1940 — Segunda Guerra Mundial: o clímax da Batalha da Grã-Bretanha, quando a Força Aérea Real abate grande número de aeronaves da Luftwaffe.  1944 – Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.  1962 — O navio soviético Politava se dirige a Cuba, um dos eventos que movimentam a Crise dos mísseis de Cuba.  2008 — O banco norte-americano Lehman Brothers declara falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.