1836 — Proclamada a República Rio-Grandense pelos rebeldes após derrotarem as tropas do Império do Brasil na Batalha do Seival, durante a Guerra dos Farrapos

PORTO VELHO – BOM DIA 11 DE SETEMBRO! RONDÔNIA: 1961 – Ênio dos Santos Pinheiro toma posse como governador do Território Federal do Guaporé. COMEMORA-SE: Dia Nacional do Cerrado. Assinatura da Lei do Código do Consumidor, em 1990. Dia do Árbitro Esportivo. Católicos lembram Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela. São João Gabriel Perboire. São Proto, São Jacinto e São Boaventura de Barcelona.

FOTO DO DIA: Em 2001, um dia que mudou o mundo: acontecem uma série de ataques suicidas coordenados, matando 2.996 pessoas usando quatro aviões sequestrados por 19 membros da al-Qaeda. Dois aviões caem no World Trade Center em Nova Iorque, um terceiro cai no Pentágono, Condado de Arlington, Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia.

FATOS: 1788 – Falece, os 27  D. José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio, “Príncipe da Beira”, patrono do Real Forte do Príncipe da Beira. 1792 — O diamante Hope é roubado junto com outras joias da coroa francesa quando seis homens invadem a casa onde estão guardadas. 1823 – Falece Hipólito José Pereira da Costa de Mendonça, jornalista criador do primeiro jornal brasileiro: o Correio Braziliense ou Armazém Literário, que circulou de 1 de junho de 1808 a 1823 (29 volumes editados, no total). 1836 — Proclamada a República Rio-Grandense pelos rebeldes após derrotarem as tropas do Império do Brasil na Batalha do Seival, durante a Guerra dos Farrapos. 1903 — Realizada a primeira corrida no Milwaukee Mile em West Allis, Wisconsin. É o circuito de autódromo mais antigo do mundo. 1944 — Segunda Guerra Mundial: começa a invasão dos Aliados Ocidentais da Alemanha perto da cidade de Aachen. 1973 — No Chile o general Augusto Pinochet lidera um movimento militar e derruba o presidente Salvador Allende, assumindo o governo. 1997 — A sonda espacial Mars Global Surveyor da NASA chega a Marte.

Lúcio Albuquerque – [email protected]