1936 - Inauguração do Aeroporto Santos Dumont, RJ, o primeiro aeroporto civil brasileiro

PORTO VELHO – BOM DIA 16 DE OUTUBRO! RONDÔNIA 1990 – O senador Olavo Pires, candidato a governador de Rondônia, é assassinado em Porto Velho, logo depois do primeiro turno que ele vencera. Olavo foi metralhado perante mais de 30 pessoas na porta de seu escritório político, em Porto Velho. COMEMORA-SE: Dia Mundial da Alimentação. Dia da Ciência e da Tecnologia. Dia do Anestesiologista. Criação da FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Dia Mundial do Chefe. Dia do Pão. Dia Mundial de Prevenção a lesões de Coluna. Católicos lembram Santa Edwiges, Santa Margarida Maria e São Geraldo Majella.

FOTO DO DIA: Praça principal da cidade de Cerejeiras, na região serrana de Rondônia. Os primeiros registros da ocupação datam do fim do Século XIX, mas depois de algum tempo a localidade praticamente desapareceu, ressurgindo durante a segunda fase (1943/45) da extração da seringa na II Guerra Mundial, definhando, até que começou a grande migração oriunda da vinda de famílias do centro-sul em busca de terras boas, nos anos 1970 a 1990. Em 1983 Cerejeiras ganhou a condição de município, que recebeu o nome de Cerejeiras devido à existência em abundância da árvore que lhe empresta o nome, madeira utilizada na construção civil e construção naval.

FATOS: 1311 – Começa o Concílio de Viennes, que debateu acerca da Pobreza de Cristo, e a imitação da comunidade apostólica de Jerusalém. 1854 – Nasceu o escritor inglês Oscar Wilde, um dos grandes nomes da literatura mundial. 1923 – A Walt Disney Company, uma das maiores empresas de mídia e entretenimento do mundo, é fundada por Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. 1934 — Os comunistas chineses iniciam a Grande Marcha para escapar do cerco nacionalista. 1936 — Inauguração do Aeroporto Santos Dumont, RJ, o primeiro aeroporto civil brasileiro. 1940 — Holocausto na Polônia: estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos alemães. 1946 — Em Nuremberg (ALE) os criminosos de guerra nazistas são enforcados. 1978 — O polonês Karol Jósef Wojtyla torna-ser o primeiro papa não italiano desde 1523, adotando o nome de João Paulo II. 1984 — O bispo sul-africano Desmond Tutu é agraciado com o prêmio Nobel da Paz. 2002 — Inaugurada a Bibliotheca Alexandrina no Egito, em comemoração à antiga biblioteca de Alexandria.

Lúcio Albuquerque, [email protected]