1931 — Catedral de Cristo Salvador em Moscou é destruída por uma ordem do ditador Josef Stalin

PORTO VELHO – BOM DIA 5 DE DEZEMBRO! RONDÔNIA: 1981 – Fundado o Lions Clube do município de Rolim de Moura. COMEMORA-SE: Dia da Pastoral da Criança. Dia Nacional do Médico de Saúde da Família. Dia Mundial do Solo.  Dia Internacional de Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social. Católicos lembram São Geraldo, São Sabas e São Martinho de Dumes.

FOTO DO DIA: Ontem, 4 de dezembro, anunciada uma grande perda para a Educação, a História e a Cultura rondonienses: depois de 88 anos de formação continuada de milhares de jovens, muitos deles assumindo depois posições de alta relevância para o Estado, incluindo o primeiro reitor da Universidade de Rondônia, o professor Euro Tourinho Filho, a unidade masculina Salesiana de Porto Velho, o colégio Dom Bosco, teve confirmado o não funcionamento para 2021. Em seu andar térreo, do prédio em frente à catedral do Sagrado Coração de Jesus, o bispo dom João Batista Costa instalou o primeiro estúdio da Rádio Caiari, mas o grande momento da vida da instituição de ensino foi quando da vinda do Presidente Getúlio Vargas, a Porto Velho em 1940, quando ele foi recebido pelos estudantes e a guarda-bandeira postou-se com fuzis emprestados pelo comando da companhia do Exército. Na foto, à esquerda, o presidente é recebido pelo diretor e a seguir passaria em revista os alunos perfilados.

FATOS: 63 a.C. — Cícero faz o quarto e final discurso das Catilinárias. 1496 — O rei Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos “hereges” judeus de Portugal. 1870 – Morre o escritor Alexandre Dumas, autor de “O conde de Montecristo” e “Os Três Mosquiteiros”. 1889 — A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República 1901 – Morre o imperador Dom Pedro II. 1908 — Fundação da Cruz Vermelha Brasileira. 1931 — Catedral de Cristo Salvador em Moscou é destruída por uma ordem do ditador Josef Stalin. 1945 – Desaparecimento Vôo 19 – esquadrilha de cinco aviões Grumman TBF Avenger – no Triângulo das Bermudas, em um dos mistérios mais famosos da história da história da aviação. 1946 — Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas. 1967 — É criada a Funai – Fundação Nacional do Índio – no Brasil, substituindo o serviço de Proteção ao Índio. 2012 — Morre Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pela construção de Brasília. 2013 — Morre Nelson Mandela, primeiro negro a ser eleito presidente da África do Sul. 2017 — O Comitê Olímpico Internacional proíbe a Rússia de competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 por doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Print Friendly, PDF & Email