RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 20:36



RO, Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 20:36


O DIA NA HISTÓRIA – Dia da Nacional da Fraternidade

PORTO VELHO – BOM DIA 13 DE MAIO! Em 1750 – Portugal e Espanha admitem que violaram o Tratado de Tordesilhas e assinam o Tratado de Madri, fixando as fronteiras das suas colônias na América do Sul. Em 1945 – O Ministério da Guerra determina ao Exército criar a 2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de abrir uma estrada no sentido sul do então Território, a partir de Porto Velho.

                     COMEMORA-SE

Assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, então regente do Império do Brasil, que extingue a escravidão no país. Dia Nacional do Chefe de Cozinha. Dia da Nacional da Fraternidade. Dia do Automóvel e Dia do Zootecnista. Dia em que umbandistas homenageiam as entidades chamadas “pretos velhos”.

Católicos lembram 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, que disseram tê-la visto azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.

- Advertisement -



                              FOTO DO DIA

Há 104 anos, em 1917, três crianças que pastoreavam carneiros na Cova da Íria, na localidade de Fátima, em Portugal, contaram terem visto uma senhora em meio a muita luz sobre uma pequena azinheira. As aparições aconteceram sempre a cada dia 13 dos meses seguintes, até outubro – exceção do dia 13 de agosto quando as crianças foram sequestradas para não irem ao encontro. A Igreja foi iniciada em 1952, chamada apenas “Capela do Areal”. A paróquia foi criada em 1953 e a introdução da imagem do Sagrado Coração de Maria foi a 1º de janeiro de 1954, sendo que em 1955 passou à condição de paróquia e seu primeiro vigário foi o padre Mário Castagna. A paróquia é responsável pela igreja mais antiga de Porto Velho, a de Santo Antonio, inaugurada em 1913 na antiga cidade do mesmo nome, desde 1945 um bairro de Porto Velho. Na foto, o Altar-mor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Areal.

                                   FATOS

1809 — Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar (RJ); 1926 — Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. 1929 — Nasce Angela Maria, cantora brasileira. 1933 — Nasce  Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro.  1967 — Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes. 1981 — O turco Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano, mas o papa sobrevive.

Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS