1814 - Oito pessoas morrem no Dilúvio de cerveja, a explosão de uma cerevejaria numa favela em Londres

PORTO VELHO – BOM DIA 17 DE OUTUBRO! Primeiro avião fabricado. COMEMORA-SE: Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira. Dia da agricultura. Dia do Eletricista. Dia do Profissional da Propaganda. Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Católicos lembram Santo Inácio de Antioquia e São Rodolfo. Beato Pedro Casani.

FOTO DO DIA: Em 1935 decolava o primeiro avião militar fabricado no Brasil, a aeronave Muniz M-7, que levou a identificação do seu projetista, o major Muniz (Antonio Guedes Muniz), avião que foi o primeiro modelo fabricado em série no Brasil. O protótipo foi construído no Parque Central de Aeronáutica (Campo dos Afonsos), era pilotado por dois tripulantes, um monomotor utilizado para treinamento de pilotos e capaz de fazer acrobacias. Segundo o jornalista Euro Tourinho, o Major Muniz, pilotando um “catalina”, fazia transporte de cargas para as frentes de construção da (hoje) BR-364, em 1960.

FATOS:  1534 – Cartazes anticatólicos aparecem em cidades da Europa, apoiando Ulrico Zuínglio, líder da Reforma Protestante na Suiça. 1604 — A supernova de Kepler é observada na constelação de Ophiuchus. 1814 — Oito pessoas morrem no Dilúvio de cerveja, a explosão de uma cerevejaria numa favela em Londres. 1847 – Nasce Francisca Edwiges Neves Gonzaga, conhecida como Chiquinha Gonzaga, primeira pianista “chorona”, autora da primeira marcha carnavalesca com letra e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. 1888 — Thomas Edison registra uma patente para o fonógrafo óptico (o primeiro filme). 1907 —  A Empresa do inventor Guglielmo Marconi inicia o primeiro serviço comercial transatlântico sem fio. 1912 – Nasce Albino Luciani, depois João Paulo I. 1931 — O bandido Al Capone é condenado por sonegação de imposto de renda. 1933 — Albert Einstein foge da Alemanha nazista e se muda para os Estados Unidos. 1935 – Voo inaugural do Muniz M-7, primeiro avião fabricado em série no Brasil. 1956 — Bobby Fischer derrota Donald Byrne no Jogo de xadrez do Século. 1979 — Madre Teresa de Calcutá (depois Santa Teresa de Calcutá) é agraciada com o Prêmio Nobel da Paz. Identificação de seu projetista, o jakjor

Lúcio Albuquerque, [email protected]