1808 - É lançado o primeiro jornal do Brasil, o Correio Braziliense, editado em Londres

PORTO VELHO – 1.6 – BOM DIA! E que este mês de junho nos traga de volta alegria e que maio tenha levado com ele o medo. RONDÔNIA: 1948 – O governador Frederico Trotta assina o decreto 83, criando a Biblioteca Pública “Raimundo Morais”, inaugurada dia 10 de junho do mesmo ano. COMEMORA-SE: Dia da Imprensa. Começa a Semana Mundial do Meio Ambiente. Dia Internacional do Leite.  Católicos lembram São Justino Mártir.

FOTO DO DIA: Os “rapazes” de Liverpool, ou como eram conhecidos “The Beatles” já haviam conquistado o mundo e, trancados num estúdio, foram muito além do esquema padrão “guitarra-baixo-bateria”, adicionando clarinetas, harpas, instrumentos indianos e uma música eletrônica primitiva. Paul McCartney resumiu assim a experiência: “Antes tentávamos compor canções pegajosas. O Pepper’s foi mais como escrever um romance”. O álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band veio no momento em que o mundo passava por imensa transformação a partir de movimentos jovens. O que saiu daquelas 700 horas de gravação resultou no melhor álbum de música de todos os tempos. Vale ouvir o som do Sargento Pimenta.

FATOS: 1808 – É lançado o primeiro jornal do Brasil, o Correio Braziliense, editado em Londres. 1938 – A revista Action Comics lança o herói dos quadrinhos, o super-homem. 1942 – Surgem pela primeira vez relatos sobre o extermínio de judeus nos campos de concentração nazistas. 1944 — BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha do poema “Canção de Outono” de Paul Verlaine) avisando a resistência francesa, da invasão iminente da Europa pelos aliados. 1945 – A cidade japonesa de Osaka é bombardeada, durante Segunda Guerra Mundial.  1962 – Israel enforca Adolf Eichmann, um SS-Obersturmbannführer (tenente-coronel) da Alemanha Nazista, e um dos principais organizadores do Holocausto. 1967 – Os Beatles lançam o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o número 1 de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone. 1983 — O presidente João Figueiredo assina decreto criando o Conselho Nacional do Meio Ambiente. 2003 — República Popular da China começa a encher a Barragem das Três Gargantas, aumentando em cem metros o nível da água na barragem.

Por: Lúcio Albuquerque