1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o primeiro-ministro Nikita Khrushchov ordena a remoção dos mísseis soviéticos de Cuba

PORTO VELHO – BOM DIA 28 DE OUTUBRO! RONDÔNIA: 1927 – Pela Lei municipal número 33, a Prefeitura foi autorizada a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José, a partir de 1984 doado para ser Hospital da Polícia Militar. COMEMORA-SE: Dia do Funcionário Público. Dia Internacional do Filme de Animação. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Mundial do Judô. Católicos lembram São Simão e São Judas Tadeu. No Peru hoje é dia do Senhor dos Milagres, ali também chamado “Cristo Moreno” ou “Cristo de Pachacamilla”.

FOTO DO DIA: Manoel Francisco dos Santos nasceu em 1933 na localidade de Pau Grande, município de Magé, RJ. Defeituoso das pernas, Manoel Francisco dos Santos, se notabilizou por seus dribles desconcertantes, para muitos “o mais célebre ponta-direita e o melhor driblador da história do futebol”, chamado por comentaristas de “o anjo das pernas tortas”. Seus marcadores ele chamava de “Mané”. Em 1958 sua primeira vítima na Suécia foi o “futebol científico” da União Soviética, e foi campeão do mundo naquele ano. O atleta do Botafogo, que não passou nos testes do psicólogo da seleção e quase foi dispensado, repetiu a dose ganhando no Chile em 1962, onde carregou o time brasileiro nas costas depois da contusão que tirou Pelé da Copa. Ah! Sim! O apelido que o universalizou era um passarinho, muito comum em Pau Grande. “Garrincha”.

FATOS:  30 — São Pedro se torna o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana. 1420 — Pequim é oficialmente designada a capital da dinastia Ming quando a Cidade Proibida é concluída. 1636 — A Colônia da Baía de Massachusetts vota para fundar uma faculdade de teologia, que mais tarde se tornaria a Universidade Harvard. 1886 — O presidente norte-americano Grover Cleveland inaugura a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. 1922 — Os fascistas italianos liderados por Benito Mussolini marcham em Roma e assumem o governo italiano. 1924 — Irrompe no Rio Grande do Sul o movimento tenentista, composto por jovens oficiais das Forças Armadas do Brasil. 1958 — É eleito o Papa João XXIII, o 261º papa. 1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o primeiro-ministro Nikita Khrushchov ordena a remoção dos mísseis soviéticos de Cuba.  1962 – O italiano nascido Angelo Giuseppe Roncalli assume como Papa João XXIII. 1978 — Inaugurada pelo presidente Geisel a Rodovia dos Bandeirantes, então a mais moderna e bem conservada estrada do Brasil. 1982 – A Fundação Oswaldo Cruz, localizada no Rio de Janeiro, anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.

Lúcio Albuquerque, [email protected]