1857 - Morre Augusto Comte, o “pai” do positivismo, que eve como maior seguidor no Brasil o Marechal Rondon

PORTO VELHO – BOM DIA 5 DE SETEMBRO! RONDÔNIA: 1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal A Luz da Verdade, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso (espírita) na região. COMEMORA-SE: Dia dos Irmãos. Dia da Amazônia. Dia do Oficial da Farmácia. Dia da Raça Brasileira. Dia Internacional da Caridade. Dia Internacional da Mulher Indígena. Católicos comemoram Santo Herculano de Porto.

FOTO DO DIA: Sobre o Rio Amazonas, toda a beleza natural do Sol se expande sobre as águas, num espetáculo com toda a sua majestade. Algumas nuvens ainda tentaram acobertar a beleza que estava se iniciando, mas essa afronta acaba servindo para deixar mais belo e forte o astro-rei que anuncia um novo dia de vida.

FATOS: 1494 — Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal. 1567 — Mem de Sá doa Ilha do Governador, dos índios temiminós, a seu sobrinho Salvador Correia de Sá. 1791 – Na França, Marie Gouze, mais conhecida como Olympe de Gouges, apresenta a Declaração dos Direitos da Mulher, exigindo status de completa assimilação jurídica, política e social das mulheres. 1850 – O imperador D. Pedro II concede status de Província ao Amazonas. 1857 – Morre Augusto Comte, o “pai” do positivismo, que eve como maior seguidor no Brasil o Marechal Rondon. 1908 – Nasce Josué de Castro, autor do clássico “Geografia da Fome”. 1961 – Em meio a uma enorme crise política, o vice-presidente João Goulart encerra viagem à China e volta ao Brasil para assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.  1972 — Massacre de Munique: um grupo terrorista palestino chamado “Setembro Negro” ataca e toma como reféns 11 atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique. Dois morrem no ataque e nove são assassinados no dia seguinte. 1984 — STS-41-D: o ônibus espacial Discovery aterrissa depois de sua viagem inaugural.

Lúcio Albuquerque – [email protected]