RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 10:50



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 10:50


MP consegue barrar na Justiça contratação irregular de voluntários pela Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis

ALTO ALEGRE DOS PARECIS – A Promotoria de Justiça Santa Luzia do Oeste obteve liminar determinando a suspensão imediata de todos os atos administrativos inerente ao edital nº 001/2019 de Alto Alegre do Parecis, que deflagrou o processo de seleção de voluntários para contratação direta de serviços, mediante análise curricular e sem aplicação de provas.

A decisão liminar acolheu a tese do Ministério Público do Estado de Rondônia e determina também a exoneração imediata de todos os candidatos convocados a prestar serviços voluntários ao município de Alto Alegre dos Parecis, vinculados a seleção. A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Jônatas Albuquerque Pires Rocha, argumentando que o inciso II, do artigo 37 da Constituição Federal, tem-se como regra a realização de prévio concurso púbico de provas ou provas e títulos para a investidura de cargos públicos.

Para o MP, o processo de seleção de voluntários feito pela Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis assemelha-se a um contrato empregatício com a administração pública, em evidente burla ao princípio do concurso público. O promotor também ressalta que a natureza do serviço voluntário não comporta remuneração pelos serviços prestados, admitindo-se, apenas e à vista da apresentação de documentos comprobatórios das despesas realizadas e desde que sejam realizadas no desempenho das atividades voluntárias, o ressarcimento de tais despesas, verba esta que assume natureza indenizatória, sob pena de nulidade, face à violação do princípio constitucional do concurso público.

- Advertisement -



Fonte: Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)






Outros destaques


+ NOTÍCIAS