A missão Técnica do Sebrae retorna do Espírito Santo com a satisfação em ter visitado propriedades que se utilizam de tecnologia semelhante aos procedimentos aplicados nas lavouras de café em Rondônia. O conselheiro do Sebrae Evandro Padovani, secretário de estado da agricultura de Rondônia, participou da visita técnica às propriedades nos municípios capixabas de São Gabriel da Palha, Pinheiros e Nova Venécia, junto com cafeicultores e parceiros do projeto Cafeicultura de Rondônia. Padovani manifestou a satisfação em fazer parte da missão e por ter verificado o plantio de clones da mesma forma que se aplica em Rondônia, “Muitos produtores de Rondônia são capixabas e nesta visita estamos vendo que hoje os produtores, aqui do Espírito Santo, estão buscando tecnologias do café em Rondônia e utilizando as práticas em suas lavouras”.

Para o analista técnico do Sebrae, Sebastião Oliveira responsável pela missão, “Essa parceria, que constitui o projeto Cafeicultura de Rondônia, acontece graças aos os convênios nº 017/PGE 2017 SEBRAE/SEAGRI e 120/PGE/ SEDI/SEBRAE 2016, firmados entre o Sebrae em Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). A missão técnica do Sebrae é um intercâmbio para troca de conhecimentos.” Sebastião destacou ainda o constante acompanhamento do apoiador da visita Nilson Araújo Barbosa diretor técnico do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, e em Nova Venécia do analista Daywidson Stabenow da unidade regional do Sebrae.

Para o produtor Deigson Bento, de Cacoal, “Foi muito importante participar da missão onde trocamos experiências, agradeço muito ao Sebrae por poder participar e adquirir conhecimento das técnicas utilizadas aqui. É muito bom verificar que estão também utilizando o clone 010 que é muito bem aceito na fermentação e apresenta facilidade na secagem”.

O projeto Cafeicultura de Rondônia conta com participantes de grande importância no desenvolvimento das atividades e vale destacar a atuação participativa de parceiros como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Câmara Setorial do Café, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Cooperativa doa Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Seagri, Sedi e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/Sebrae